sexta-feira, 30 de março de 2018

Fidelidade na reforma do regime alimentar



O propósito de Deus em relação a Seus filhos é que cresçam até a estatura perfeita de homens e mulheres em Cristo Jesus.

Para conseguirmos isso, cumpre que façamos us legítimo de todas nossas faculdade do espírito, mente e corpo. Não devemos desperdiçar nenhuma força mental nem física.

A questão de como preservarmos a saúde é de primordial importância.

O melhor para o nosso progresso, tanto físico como espiritual, é a observância de uma dieta simples. Não devemos resistir, mas sim obedecer as leis da natureza.

Recebemos instruções de Deus sobre os males causados por alimentos cárneos, chá que contém cafeína, café e outros alimentos antinaturais e não saudáveis. Mediante estas instruções deixaremos de satisfazer nosso apetite por alimentos que, sabemos, não são sadios.

Deus exige que o apetite seja purificado e que pratiquemos a renúncia quando se trata de coisas que não são boas. Essa obra tem de ser executada antes que possamos aparecer perfeitos diante de Deus.

Como povo remanescente de Deus devemos estar convertidos.

A mensagem da reforma de saúde tem como objetivo a conversão e santificação. Devemos sentir neste movimento o poder do Espírito de Deus. É esta uma mensagem maravilhosa e definida; significa tudo para quem a recebe e deve ser proclamada em alta voz. Devemos ter fé verdadeira e constante em que esta mensagem há de continuar aumentando de importância até o fim do tempo.

É essencial que andemos na luz enquanto a temos.

Quando recebemos a verdade de Deus quanto a reforma de saúde, arcamos com grande responsabilidade.

Para conseguirmos que todas as nossas obras correspondam à nossa fé, nossa vida deve ser purificada e santificada, e que sejamos preparados para a obra que tem de ser rapidamente feita nestes últimos dias.

Não dispomos de tempo nem de forças para gastá-los com satisfazer o apetite. Deus deseja que arrependemo-nos, pois, e convertemo-nos, para que sejam apagados os nossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Muitos dentre nós têm espiritualidade deficiente, e a menos que sejam totalmente convertidos, se perderão irremediavelmente. Queremos correr esse risco?

Deus requer de nós crescimento contínuo.

Devemos aprender que condescender com o apetite constitui o maior embaraço ao cultivo do espírito e à santificação.

A transigência (aceitação) com o apetite é a causa principal da debilidade física e mental, e é em grande parte responsável pela fraqueza e morte prematura de muitos.

Se aspiramos (desejamos) à pureza de espírito, devemos ter sempre presente que em Cristo há poder para vencer o apetite.

Coloquemo-nos do lado do Senhor, absolutamente resolvidos a andar no caminho pelo qual Ele deseja guiar-nos, receberemos força e sabedoria.

O Senhor nos tem dado luz especial sobre a reforma do regime alimentar. Devemos andar nesta luz. Não recusemos viver de acordo com os conselhos de Deus. Nosso dever é compreendermos e respeitar os princípios da reforma de saúde.

Deus abençoe a todos grandemente!







Orientações de Deus quanto o consumo de carne – Parte 2



O Senhor nos deu Sua Palavra, nos deu a luz da reforma de saúde, e se apegarmos firmemente a Ele e cumprirmos todos os Seus reclamos, Ele nos guardará das doenças – mas essa promessa é feita sob condição de obediência.

Deus quer que permanecemos firmes em meio a grandes tentações, e darmos nobre testemunhos em favor da verdadeira temperança.

Pululam (abundam) parasitas nos tecidos do porco. Deste disse Deus: imundo vos será. A carne de porco é imprópria para alimentação. Os porcos são limpadores públicos, e é esse o único emprego que lhes foi destinado. Nunca, sob nenhuma circunstância devemos ingerir sua carne. A carne de porco é um dos mais prejudiciais.

Deus nos ensina que o comer carne afeta a mente e a espiritualidade.

A comida de carne é prejudicial à saúde, e seja o que for que afete ao corpo tem seu efeito correspondente na mente e na alma.

Constituímo-nos daquilo que comemos, e comer muita carne diminui a atividade intelectual.

Se já ouve tempo em que o regime alimentar devesse ser da mais simples qualidade, esse tempo é agora.

Deus nos orienta a não por carne diante dos filhos. Sua influência é reavivar e fortalecer as mais baixas paixões, tendo a tendência de amortecer as faculdades morais.

Deus deseja ver maiores reformas entre o povo que professa aguardar o breve aparecimento de Cristo. A reforma de saúde deve efetuar entre o povo peculiar de Deus uma obra que ainda não se fez.

Deus quer despertar-nos para o perigo de comer carne. Aqueles que ainda comem carne de animais, estão pondo em risco a saúde física, mental e espiritual.

Aqueles que professam crer na verdade devem guardar cuidadosamente as faculdades do corpo e da mente, de maneira que Deus e Sua causa não sejam de maneira alguma desonrados por suas palavras e ações. Os hábitos e costumes devem ser posto sob sujeição à vontade de Deus.

Cumpre-nos dar atenta consideração a nosso regime alimentar. Devemos assumir atitude firme contra o comer carne.

Deus no tem dado Sua mensagem e nos orienta que, se quisermos ter sangue puro e mente clara precisamos abandonar o uso da carne. Pelo uso de alimentos cárneos a natureza animal é fortalecida e enfraquecida a espiritual.

Deus nos tem dado instruções de como mudar o nosso regime alimentar. É um erro supor que a força muscular depende do uso de alimento animal. As necessidades do organismo podem ser melhor supridas, e mais vigorosa saúde se pode desfrutar, deixando de usar a carne.

Os cereais integrais com frutas, castanhas e verduras contêm todas propriedades nutritivas necessárias a formar um bom sangue.

A carne é um alimento estimulante, que deixa o sangue febril e os nervos estimulados.

É para o nosso bem que o Senhor aconselha a rejeitarmos o uso de alimentos nocivos. Há quantidade de outras coisas de que nos podemos alimentar, as quais são benéficas e boas.

As faculdades intelectuais, morais e físicas são prejudicadas pelo uso habitual de alimentos cárneos. Seu uso desarranja o organismo, obscurece o intelecto e embota as sensibilidades morais. O caminho mais seguro para nós, é deixarmos de lado a carne.

Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação. Devemos ter sempre isto em vista, e esforçar-nos por trabalhar firmemente nessa direção.

Deus abençoe a todos grandemente!


FONTE:
EGW – Conselhos Para a Igreja, Capítulo 41





Orientações de Deus quanto o consumo de carne – Parte 1



Deus deu aos nossos primeiros pais o alimento que pretendia que a humanidade comesse.

Era contrário ao plano de Deus que se tirasse a vida a qualquer criatura.

Deus não deu ao homem permissão para comer alimento animal, senão depois do dilúvio. Fora destruído tudo que pudesse servir para a subsistência do homem, e diante da necessidade deste, o Senhor deu a Noé permissão de comer dos animais limpos que ele levara consigo na arca. Mas o alimento animal não era o artigo de alimentação mais saudável para o homem.

Depois do dilúvio o povo comeu à vontade do alimento animal. Deus viu que os caminhos do homem eram corruptos, e que o mesmo estava disposto a exaltar-se orgulhosamente contra Seu Criador, seguindo as inclinações de seu coração.

E permitiu Deus que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a descrecer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos.

Escolhendo a comida do homem, no Éden mostrou Deus a mesma lição. Tirou os israelitas do Egito, e empreendeu educá-los, afim de serem um povo para Sua possessão própria. Deus desejava, por intermédio deles, abençoar e ensinar o mundo inteiro.

O uso da carne trouxe doença e morte a milhares.

Afastando-nos do plano divinamente indicado para nosso regime, sofremos grande prejuízo.

Os que desejam um regime cárneo, colhem os resultados, não atingem o ideal divino quanto ao seu caráter, nem cumprem os desígnios de Deus.

Os que se alimentam de carne não estão senão comendo cereais e verduras em segunda mão; pois o animal recebe destas coisas a nutrição que dá o crescimento. A vida que se achava no cereal e na verdura passa ao que os ingere. Quão melhor não é obtê-la diretamente, comendo aquilo que Deus proveu para nosso uso.

O regime cárneo é causa de muitas doenças.

A carne nunca foi o melhor alimento; seu uso agora é, todavia, duplamente objetável, visto as doenças nos animais estarem crescendo com tanta rapidez.

Frequentemente, se pudessem ver os animais ainda vivos, e saber que espécie de carne estão comendo, iriam repelir enojados.

O povo come continuamente carne cheia de micróbios de tuberculose e câncer. assim são comunicadas essas e outras doenças. A possibilidade de contrair doenças é dez vezes aumentada pelo uso da carne.

Os animais estão doentes, e participando de sua carne, plantamos sementes de enfermidades em nossos tecidos às mudanças num ambiente doentio, Isto é mais sensível; também quando somos expostos a epidemias e doenças contagiosas dominantes, o organismo não se acha em condições de resistir ao mal.

Segundo a luz que Deus nos tem dado, a predominância do câncer e dos tumores é em grande parte devida ao uso abundante de carnes de animais mortos.

Deus abençoe a todos grandemente!







quarta-feira, 28 de março de 2018

O controle do apetite



Deus nos orienta que no sábado, não devemos aumentar a quantidade de alimento ou preparar maior variedade do que noutros dias. Ao contrário, a refeição do sábado deve ser mais simples. O Senhor nos convida a comer menos do que nos outros dias, a fim de termos o espírito claro e em condições de compreendermos os temas espirituais.

Embora devamos abster-nos de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerirmos a comida fria. As refeições, posto que simples, devem ser apetitosas e atraentes.

Especialmente nas famílias em que há crianças, é bom, aos sábados, qualquer coisa que seja considerada como um prato especial, coisa que a família não tenha todos os dias.

Uma das mais vigorosas tentações que enfrentamos é quanto ao apetite.

Conservar o corpo em condições saudáveis a fim de desenvolver-lhe a resistência, para que cada parte do organismo funcione harmoniosamente, eis o que deve constituir o primeiro estudo em nossa vida.

Existe entre a mente e o corpo misteriosa e admirável relação. Um reage sobre o outro. Negligenciar o corpo é negligenciar a mente.

Os que cometem qualquer espécie de intemperança, seja no comer ou no beber, desperdiçam as energias físicas e enfraquecem a força moral. Esses experimentarão a retribuição que acompanha a transgressão da lei física.

A questão de como preservarmos a saúde é de primordial importância. Quando a estudamos no temor do Senhor, aprendemos que o melhor para nosso progresso, tanto físico como espiritual, é a observância de uma dieta simples. Não devemos resistir, mas sim obedecer as leis da natureza.

Quando recebemos instruções sobre os males causados por alimentos que não são saudáveis, devemos estar dispostos a fazer com Deus um concerto de sacrifício, deixarmos de satisfazer nosso apetite por alimentos que, sabemos, não são sadios.

Deus exige que o nosso apetite seja purificado e que pratiquemos a renúncia quando se trata de coisas que não são boas.

Deus não quer que permitamos que definhe ou invalide qualquer função do corpo ou da mente. É evidente que ao condescendermos com apetites pervertido sofreremos as conseqüências.

É da vontade de Deus que pela obediência, cooperemos com Ele na restauração da saúde do corpo bem como da alma.

Deus quer que compreendamos que somos responsáveis por cada raio de luz recebido com respeito ao nosso bem-estar físico, sendo cada um de nossos atos franqueados à inspeção de Deus.

Deus fez que despontasse em nós a luz da reforma da saúde. e deseja que pratiquemos a verdadeira temperança em todas as coisas.

Deus abençoe a todos grandemente!





Culinária Saudável: Queijo de amêndoas com molho de ervas



Queijo de amêndoas com molho de ervas

INGREDIENTES:

• 1 xícara de chá de amêndoas cruas e sem sal
• 2 xícaras de chá de água filtrada
• suco de 1 limão
• 1 colher de chá de ágar-ágar
• Sal a gosto

MODO DE FAZER:

1.  Coloque as amêndoas de molho em água filtrada por aproximadamente 10 horas. Lave-as bem.

2.  Escorra as amêndoas e liquidifique com a água filtrada. Utilize um coador de pano ou voal para coar e obter o leite.

3.  Liquidifique o leite com o suco de limão, o sal e o ágar-ágar. Coloque em fogo baixo e deixe ferver por mais ou menos 2 minutos.

4.  Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para um recipiente que ajude a dar o formato do queijo e leve a geladeira por mais ou menos 2 horas.

5.  Prepare um molho de ervas frescas e bem picadas, como salsinha, orégano, manjericão, alecrim , tomate bem picadinho e etc. Cubra o queijo com este molho ao servir.

6.  A duração é de pelo menos 7 dias na geladeira.

Culinária Saudável: Torta viva



TORTA VIVA

PARA A MASSA:

1 xícara de amendoim cru com pele hidratado por 8 horas;
Um punhado de coco fresco hidratado por 8 horas;
Uvas passas ou mel para adoçar;

PARA O CREME:

Um punhado de castanha do Pará ou castanha de caju hidratado por 8 horas
Um punhado de coco fresco hidratado por 8 horas;
Uvas passas para adoçar;
Alfarroba;
Umas gotas de limão;
1 abacate

PARA A COBERTURA:

Para cobrir a torta use frutas, como banana, manga, uva, morango;
Polvilhe com coco ralado

Culinária Saudável: Brigadeiro branco



Brigadeiro branco

INGREDIENTES:

1 copo médio de leite de coco caseiro
Mel a gosto
1 xícara de chá de biomassa de banana verde
2 colher de sopa de farinha de amêndoas

COLOCANDO A MÃO NA MASSA

Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até a massa desgrudar do fundo da panela.

 Deixe esfriar e leve ao congelador por aproximadamente 3h.

Retire do congelador, faça bolinhas e passe no coco fresco ralado.


Princípios de saúde na medicina de Deus



Onde tem havido condescendência com hábitos errôneos, não deve haver demora em reformá-los.

A dispepsia tem sido o resultado do mau trato infligido ao estômago.

Façamos cuidadosos esforços para conservar a resistência das forças vitais, afastando toda sobrecarga.

Talvez o estômago nunca recupere inteiramente a saúde depois de longo tempo de mau trato; mas uma correta orientação no regime dietético poupará posterior debilidade.

As pessoas de hábitos sedentárias devem se esforçar no que respeita à qualidade e à quantidade do alimento, para desfrutarem melhor saúde. deve usar domínio sobre si mesmos quanto ao comer e ao beber.

Muitos comem demais, e depois se lamentam, e ficam sempre a pensar no que comem e bebem. Não deve ser assim.

O uso de leite e ovos se tornará cada vez menos livre de perigo. Deve-se fazer um esforço para os substituir com outras coisas que sejam saudáveis e pouco dispendiosas. O povo de toda parte deve ser ensinado a cozinhar sem leite e ovos, isso o quanto possível, fazendo não obstante comida saudável e gostosa.

Deus não é honrado quando o corpo é negligenciado ou maltratado, ficando assim incapacitado para seu serviço.

Cuidar do corpo, proporcionando-lhe comida saborosa e revigorante, é um dos principais deveres que Deus requer de nós.

Não devemos restringir a provisão de alimento saudável.

Devemos considerar cuidadosamente nosso regime. Estudar das causas par os efeitos. E cultivemos o domínio de nós mesmos. Manter o apetite sob o domínio da razão.

Nunca devemos abusar do estômago, comendo excessivamente, mas não nos privemos da comida saudável e saborosa que a saúde exige.

Deus deseja que entendemos as leis da saúde e que sejamos governados pelo princípio da reforma de saúde.

Nossa alimentação deve ser escolhida não meramente para agradar o apetite, mas para o fortalecimento do organismo.

Procuremos conservar todas as faculdades nas melhores condições para o mais elevado serviço a Deus e ao próximo.

Se nosso apetite achar-se sob o controle da razão e da consciência, seremos recompensados com a saúde física mental.

Nosso exemplo deve ser um testemunho em favor dos princípios corretos. Devemos exercer vasta influência para o bem.

Deus abençoe a todos grandemente!










terça-feira, 27 de março de 2018

Culinária Saudável: Maionese caseira de biomassa



Maionese caseira de biomassa

INGREDIENTES

1 xícara de chá de biomassa de banana verde
½ xícara de chá de leite de amêndoas quente
Suco de ½ limão
Uma pitada de sal
Temperos verdes como salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, manjericão... (escolha o seu)

COLOCANDO A MÃO NA MASSA

Mais fácil que essa impossível.
Bata tudo no liquidificador, acerte o sal e pronto! Fácil, não é?
Caso queira mais cremosa adicione mais leite de amêndoas quente.

Culinária Saudável: Requeijão cremoso de biomassa



Requeijão cremoso de biomassa

INGREDIENTES

1 xícara de biomassa de banana verde
Suco de ½ limão
Sal a gosto
½ colher de chá de açafrão

Você também pode adicionar temperos naturais para incrementar o sabor!

COLOCANDO A MÃO NA MASSA

Bata no liquidificador e refrigere.

Culinária Saudável: Purê com Biomassa



Purê com Biomassa

INGREDIENTES:

1 xícara de biomassa.
Suco de 1 limão.
Cheiro verde bem picadinho.
Sal a gosto
Azeitonas picadas.

Modo de Preparo:

 Misture todos os ingredientes numa tigela e Sirva com bolachinhas feito em casa.

Culinária Saudável: Brigadeiro Detox



Brigadeiro Detox

INGREDIENTES:

300g de ameixas-pretas desidratadas e sem caroço.
1 copo e 1/2 (300ml) de leite de amêndoas.
3 colheres (sopa) de biomassa de Banana Verde.
3 colheres (sopa) de alfarroba em pó.
Mel ou melado a gosto.

MODO DE PREPARO:

Hidrate as ameixas, deixando de molho em um pouco de água e reserve.

Coloque o leite de amêndoas para ferver e, assim que levantar fervura, adicione as ameixas.

Depois, bata no liquidificador ou processador todos os ingredientes, deixando a alfarroba em pó e o mel ou melado por último.

Quando estiver homogêneo, coloque em um recipiente de vidro e tampe.

Leve à geladeira para que fique mais firme, enrole em bolinhas e sirva.

Culinária Saudável: Sopa de abóbora, hortelã e biomassa de Banana Verde



Sopa de abóbora, hortelã e biomassa de Banana Verde

INGREDIENTES:

1 cebola pequena picada (ou 1/2 cebola media).
1 dente de alho amassado.
2 xícaras (chá) de Abóbora moranga descascada e picada.
Sal a gosto.
1 xícara (200ml) de leite de amêndoas.
1 xícara (200ml) de água filtrada.
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde.
1 colher (sopa) de Hortelã picada.
Cheiro verde bem picadinho.
6 folhas de hortelã.

MODO DE PREPARO:

Refogue a cebola e o alho sem óleo. Acrescente a abóbora e mexa um pouco para tomar gosto. Em seguida, coloque o sal, o leite de amêncoas, a água filtrada e a biomassa.

 Assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia, mexendo de vez em quando.

Corrija o sal se necessário, e acrescente o cheiro verde. Misture e retire do fogo.

Transfira a metade da sopa para o liquidificador e junte a hortelã. Bata por 1 minuto despeje na panela com a sopa restante. Misture, enfeite com folhinhas de hortelã e sirva




Culinária Saudável: Purê de inhame e biomassa de Banana verde



Purê de inhame e biomassa de Banana verde

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de Inhame cozida e amassado
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
1/2 xícara (100ml) de leite de amêndoas
1 pitada de alecrim
1 colher (chá) de limão
Sal a gosto
Cheiro verde bem picadinho

MODO DE PREPARO:

 Coloque todos os ingredientes na panela e mexa em fogo baixo até cozinhar e formar uma pasta homogênea. Prove e corrija o sal. Sirva.

Culinária Saudável: Vitamina de biomassa



Biomassa de Banana Verde

INGREDIENTES:

- 8 bananas verdes

MODO DE PREPARO

1 - Lave bem as bananas em água corrente. Em seguida, coloque as bananas em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe a panela, leve ao fogo médio e, após pegar pressão, conte 8 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

2 - Abra a panela de pressão e retire as bananas. Com cuidado, retire as cascas, coloque a polpa em um processador e bata até formar uma pasta cremosa. Retire do processador, coloque em saquinhos e leve ao freezer para congelar.

Vitamina de biomassa

INGREDIENTES:

- 240 ml de água de coco
- 6 morangos picados
- ½ mamão picado
- 100 g de biomassa
- 1 colher (sopa) de mel ou melado

MODO DE PREPARO:
1 - Em um liquidificador coloque 240 ml de água de coco, 6 morangos picados, ½ mamão picado, 100 g de biomassa, 1 colher (sopa) de mel ou melado e bata bem até ficar homogêneo. Desligue o liquidificador e silva em seguida.



Culinária Saudável: Molho de Tomate com Biomassa de Banana Verde


 

Biomassa de Banana Verde

INGREDIENTES:

- 8 bananas verdes

MODO DE PREPARO

1 - Lave bem as bananas em água corrente. Em seguida, coloque as bananas em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe a panela, leve ao fogo médio e, após pegar pressão, conte 8 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

2 - Abra a panela de pressão e retire as bananas. Com cuidado, retire as cascas, coloque a polpa em um processador e bata até formar uma pasta cremosa. Retire do processador, coloque em saquinhos e leve ao freezer para congelar.

Molho de Tomate com Biomassa de Banana Verde

INGREDIENTES:

- ½ xícara (chá) de cebola picada
- 1 colher (chá) de alho picado
- 600 g de tomates sem sementes, vermelhos e maduros, cortados em pedaços grandes (cerca de 6 tomates)
- 200 g de biomassa de banana verde
- colorau a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 4 xícaras (chá) de água filtrada
- sal a gosto

MODO DE PREPARO

1 - Em uma panela  doure ½ xícara (chá) de cebola picada sem óleo. Coloque 1 colher (chá) de alho picado e refogue. Adicione 600 g de tomates sem sementes, vermelhos e maduros, cortados em pedaços grandes e mexa por 1 minuto, coloque o colorau e o cheiro verde e o sal. Acrescente 200 g de biomassa de banana verde e misture bem por 5 minutos. Acrescente 4 xícaras (chá) de água, misture e deixe cozinhar por minutos. Utilize em seguida.