segunda-feira, 7 de maio de 2018

Quinoa e seus benefícios




Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “supergrão”. Tornou-se mundialmente popular entre as pessoas que querem manter a saúde e estão sempre em busca de alimentos mais completos e saudáveis. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas cheia de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais.

A quinoa é livre de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos.

Grãos integrais, como a quinoa fornecem vitaminas essenciais, minerais e fibras que ajudam a regular o sistema digestivo.

A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos.

Combate a anemia - A quinoa é o segundo grão mais rico em ferro, perdendo apenas para o amaranto. Ainda, é comprovado que ele possui mais a quantidade do mineral do que o feijão. Por esta razão, o alimento pode ser um grande aliado no combate à anemia, que é ocasionada, muitas vezes, pela deficiência desse mineral no sangue.

Fortalece o sistema imunológico -  Devido à presença do zinco em sua composição, a quinoa pode ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico, prevenindo diversos tipos de doenças e, ainda, melhorando a cicatrização de lesões ou feridas na pele.

Quinoa contém alta concentração dos antioxidantes de quercetina e Kaempferol - O efeito que o consumo de quinoa pode proporcionar à nossa saúde vai além das vitaminas e minerais que estamos familiarizados. Essa possui micronutrientes extremamente saudáveis e entre eles estão moléculas interessantes chamados flavonoides. Estes são antioxidantes vegetais que têm se mostrado extremamente benéficos à saúde. Dois flavonoides em particular, quercetina e Kaempferol, encontrados em grandes quantidades na quinoa, mostraram em estudos de laboratório, que têm ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

Quinoa é muito rica em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo - “Quinoa é um dos únicos alimentos vegetais que fornece proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo”.  Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir por conta própria, portanto precisam ser ingeridos através da alimentação. As proteínas são feitas a partir dos aminoácidos e são consideradas completas quando contêm todos eles em praticamente igual medida.

Quinoa é um alimento perfeito para pessoas com intolerância ao glúten - Um grande benefício associado à quinoa é a diminuição do risco de alergia, especialmente para pessoas que têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten.

O consumo de quinoa pode ajudar na redução do colesterol. Os benefícios da quinoa para a redução do risco de doenças cardiovasculares incluindo a aterosclerose.

Quinoa tem um baixo índice glicêmico - O índice glicêmico é uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue. Sabe-se que a ingestão de alimentos de alto índice glicêmico podem estimular a fome e contribuir para a obesidade, além de também serem associados a muitas das doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas.

Trata-se também de uma excelente fonte de proteínas, ajudando no fortalecimento muscular e melhorando o desempenho em atividades físicas que exigem esforço e energia. Tem boas quantidades de cálcio, ferro e ácidos graxos saudáveis que ajudam a reduzir colesterol e as chances de problemas cardíacos.

Contém boas quantidades de fibras, que melhoram a saúde do intestino e funcionamento do aparelho digestivo. Trata-se de um alimento considerado desintoxicante por ajudar a eliminar toxinas que ficam no organismo. Sabe-se também que a quinoa possui quantidades boas de vitamina B.


GERMINAÇÃO:  Muito rápidas, germinam em 4 horas dentro de água! Porém ficam macias entre 8 e 12 h no Ar.


PORQUE GERMINAR?

A germinação proporciona:

*Um aumento da energia vital das sementes.
* A perda dos elementos químicos e biológicos que agridem a flora intestinal humana, chamados de fitatos.
*Auxilia na digestão;
*Melhora o sabor e textura;
*A economia de energia pois não há necessidade do  cozimento e caso queira cozinha leva menos tempo.


MAIONESE DE QUINOA GERMINADA

Ingredientes:

1 xícara de quinua germinada
1abacate
1 pimentão vermelho 
1 cenoura
Sal marinho, limão,alho
Cebola roxa, salsa e cebolinha

Preparo:

Processar no liquidificador abacate, suco do limão, sal, alho, e a quinua com pouca água. Acrescentar cenoura ralada, cebola, pimentão, salsa ,cebolinha picados. Acompanha salada verde.


Quinoa à grega

Ingredientes:

1 copo de quinoa em grão
2 copos de água
1 cenouras médias raladas
1 pimentão vermelho, amarelo ou verde (ou misto) cortado em cubos
1 abobrinha cortada em cubos
1/2 xícara de uvas passa
Amendoas laminadas ou castanhas (opcional)
sal  integral à gosto
azeitonas

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela e despeje a quinoa. Cozinhe a aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Antes da água secar completamente, adicione os demais ingredientes e misture tudo. Se precisar, junte um pouquinho mais de água para completar o cozimento do restante.

Tempere à gosto com sal integral.

Sirva em um bonito prato e decore com as amêndoas.


MINGAU DE QUINUA E AVEIA

Ingredientes:

1/2 xícara de quinua cozida
3 colheres (sopa) de aveia em flocos hidratada
1 colher (sopa) de coco ralado
1 banana pequena
Melado a gosto
1 copo de leite vegetal de sua preferência
1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça

Preparo:

Misture a quinua cozida, a aveia, o leite vegetal, o coco e o melado para adoçar e leve ao fogo mexendo até engrossar. Retire, coloque numa tigelinha, cubra com as rodelas de banana, o melado, polvilhe a farinha de linhaça.

Deus abençoe a todos grandemente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário