quarta-feira, 9 de maio de 2018

Alimentação crudívora e seus benefícios



A base desta dieta é o consumo de alimentos crus, como sementes, frutas, vegetais e grãos. Os crudívoros também não ingerem nenhum tipo de alimento com origem animal, plantados com adubo químico ou cultivados com pesticidas.

Os benefícios de uma alimentação deste tipo é grandioso, o corpo agradece por dentro e por fora: o sistema imunológico é fortalecido e, com isso, é possível reduzir o risco de crises alérgicas, insônia e cansaço, além de gerar mais energia e disposição durante o dia.

Os bons resultados não param por aí: a alimentação viva irá proporcionar mais beleza à sua pele e aos seus cabelos! Além de benefícios imediatos, como perda de peso, o crudivorismo pode retardar o processo de envelhecimento.

Importante beber muita água. Como os alimentos crus apresentam uma grande quantidade de água, muitas pessoas acreditam que podem reduzir o consumo da bebida. Isso é um erro, afinal, hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo! Por falar em erros, algumas pessoas falham ao começar a nova dieta porque se perdem na quantidade de alimento. Os alimentos vivos alimentam mais, nutrem mais e se come menos.

Um grande aliado da alimentação crudívora é o processo de germinação dos grãos.

Na alimentação viva tudo tem início pela germinação das sementes e grãos, agentes biogênicos (que geram vida), por sua qualidade energética e vibracional.

Ao colocarmos uma semente para germinar, substâncias antinutricionais (glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc.) são transformadas em substâncias ativas da germinação, brotar, enraizar e crescer. E, neste mesmo momento a explosão de energia e nutrição acontecem. Então, o primeiro a saber fazer é:

GERMINANDO GRÃOS E SEMENTES:

Coloque de uma a três colheres (sopa) de grãos num vidro e cubra com água filtrada.

Deixe de molho por 8 a 12 horas. Varia para cada semente (veja abaixo).

Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico.

Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxágue bem os grãos sob a torneira.

Coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco.

Enxágue pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.

O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, assim que põem a “cabecinha branca” para fora. Então estão prontos para serem consumidos.

Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol: coloque as sementes de molho em água filtrada por 6 a 9 horas. Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.

Gergelim e linhaça: coloque as sementes em um vidro por 4 horas (ou durante a noite) de molho em água (1 parte de semente para 4 partes de água). Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.

Castanha do Pará e Noz: coloque as sementes em um vidro por 24 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

Amêndoa e Avelã: coloque as sementes em um vidro por 12 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

FERMENTADOS – RECEITAS

Rejuvelac: é uma bebida tônica preparada a partir de trigo em germinação. É rica em enzimas e muitos nutrientes. Devem tomar o Rejuvelac as pessoas saudáveis e as doentes, crianças e adultos. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades em forma diluída. Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente os intestinos e o cólon. Sua riqueza em enzimas, após consumo continuado, repõe uma flora intestinal saudável. Principalmente a que se perde devido ao consumo de antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência que discrimine entre as bactérias “inimigas” e as “amigas” que são necessárias à nossa sobrevivência.

Receita prática: é feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido:

a) Lave uma xícara de grão de trigo inteiro e coloque em um frasco de vidro;
b) Acrescente 5 xícaras de água filtrada;
c) Deixe em repouso por 48 horas;
d) Após 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac. Adicione 2 colheres (sopa) de mel e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1/2 limão/copo;
e) Volte os grãos que ficaram sobre a peneira para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada;
f) Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas;
g) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d).;
h) Se desejar, prepare uma terceira (e última) extração colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada;
i) Deixe em repouso por 24 horas;
j) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d). O trigo remanescente pode ser jogado fora ou use como um bom adubo para os vasos.

Nota: a princípio pode-se sentir um cheiro “azedo”, mas quando se adiciona suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.


RECEITAS:

Leite de amêndoas: prepare o germinado de amêndoa conforme indicado acima. Bata no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um leite cremoso.

Leite de gergelim: ½ xícara (chá) de semente de gergelim germinada conforme indicado acima + 1 xícara (chá) de água mineral. Bata tudo no liquidificador e coe.

Vitamina de maçã e gergelim: 1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada, pode adoçar com uvas passas, melado, mel.

Leite de coco: nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se!

Imitação de chocolate: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas + ½ xícara (chá) de tâmaras + 1 coco verde (carne e água) + 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó. Passe no liquidificador. Sirva gelado.

Vitamina cremosa: 1 xícara (chá) da sua fruta favorita + 1 xícara (chá) de Rejuvelac ou leite vegetal + 1 beterraba (crua) pequena + 2 colheres (sopa) de girassol germinado. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva imediatamente.

Bebida energética: misture 2 colheres (sopa) de pasta de gergelim germinado + 1 xícara (chá) de Rejuvelac + 1 colher (chá) de mel + gotas de limão.

Mingau de Aveia: 1 colher (sopa) de aveia demolhada no leite vegetal na véspera + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 colher (sopa) de uva passa + 1 colher (chá) de casca ralada de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada. Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. Misture tudo e sirva imediatamente. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.

Suco de clorofila: 4 folhas frescas de qualquer tipo de couve (manteiga, repolho, couve-flor, brócolis) + 1 pepino + 3 cenouras + 3 maçãs + suco de 1 limão. Passe o pepino e as maçãs pela centrífuga. Depois as cenouras e as folhas. Acrescente o suco fresco do limão e sirva imediatamente.

Pudim de banana: 6 bananas + suco de 1 limão +  2 colheres (sopa) de linhaça germinada + 1 pitada de missô. Bata tudo no liquidificador, acertando a textura do pudim com a linhaça. Coloque num refratário e leve à geladeira até a hora de servir.

Geléia de uva passa: bata no liquidificador uva passa preta com linhaça germinada até dar o ponto de uma geléia firme. Opções: esta geléia pode ser preparada com qualquer fruta seca.

Docinho de gergelim e nozes: 1 xícara (chá) de fibra de gergelim (que fica no preparo do leite de gergelim) + 1 xícara (chá) de pasta de nozes germinadas + 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado + geléia de uva passa para dar a liga. Misture tudo e enrole as bolinhas passando-as em gergelim antes de colocar nas forminhas.

Deus abençoe a todos grandemente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário