quarta-feira, 9 de maio de 2018

Como germinar sementes e brotos



A base da alimentação viva está em comer tudo que é natural e que vem da terra. É privilegiar aquilo que é fresco, que está na época e que faz bem ao corpo. Entre os benefícios de quem passa a adotar a dieta está uma melhora da pele e dos cabelos, o fortalecimento do sistema imunológico, a diminuição de crises alérgicas, mais energia e um sono tranqüilo.

Brotos e sementes germinadas são conhecidos como alimentos biogênicos por conterem em si a força vital de uma semente que brota para produzir uma nova planta. Nesse estágio, possuem muitas vantagens nutricionais em relação a outros tipos de alimentos.

Os germinados possuem os seguintes benefícios:

1. Aumentam a imunidade;
2. Possuem maior concentração de nutrientes;
3. Ajudam a emagrecer;
4. Facilitam a digestão;
5. Melhoram o processo intestinal, facilitando seu esvaziamento;
6. Alto teor de antioxidantes;
7. Ricos em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, proteínas, ferro, enzimas, minerais e aminoácidos.

Há três vias para germinar sementes:

*Ar
*Água
*Terra

Como germinar na água

Ingredientes:

Sementes de boa qualidade

Materiais:

*Vidro de boca larga
*Tule e elástico (ou uma simples peneira)
*Uma vasilha com água


Passo a passo:

1. Catar e lavar bastante as sementes;
2. Deixar de molho submersa em água limpa por 8 horas;
3. Escorrer a água e lavar bem a semente por 5 vezes;
4. Colocar o vidro com a semente úmida num local inclinado (45º) de maneira que possa pegar ar, escorrer o excesso de água e deixar na sombra;
5. Lavar bem (5 vezes) durante o dia, retornando ao local inclinado;
6. Quando estiverem com o “narizinho para fora” (em torno de 24 horas) ou até que, em média, seu “narizinho” não ultrapasse o tamanho da semente.

Oleaginosas, sementes e grãos são potências nutricionais. No entanto, os agentes naturais que os protegem da germinação precoce podem, potencialmente, causar estragos no nosso sistema digestivo. Além de eliminar tais agentes naturais, a germinação de sementes multiplica nutrientes (particularmente vitaminas A, B, e C), e também promove o crescimento de enzimas digestivas vitais. Lembre-se que para germinar sementes, grãos ou oleaginosas, eles precisam estar na forma mais natural e orgânica possível, isto é, sem a adição de agrotóxicos e outros químicos, como conservantes.

Qual o tempo que leva para nozes, sementes e grãos hidratarem ou brotarem?

Quem está interessado em germinar sementes deve saber a diferença de tempo para a hidratação apenas ou o brotamento dos mesmos. Abaixo, temos uma pequena lista com sementes, grãos e oleaginosas e seu tempo para hidratação e o tempo para germinarem. Assim, você poderá controlar melhor o cultivo para futuras receitas.

Amêndoas – 8 a 12 horas para hidratar (se pasteurizado); 3 dias para germinar (se verdadeiramente cruas)

Feijão azuki – 8 a 12 horas para hidratar; 4 dias para germinar

Amaranto – 8 horas para hidratar; 1 a 3 dias para germinar

Cevada – 6 horas para hidratar; 2 dias para germinar

Feijão Preto – 8 a 12 horas para hidratar; 3 dias para germinar

Castanha do Pará – 3 horas para hidratar; não germina

Trigo sarraceno – 6 horas para hidratar; 2 a 3 dias para germinar

Castanha de Caju – 2 a 4 horas para hidratar; não germina

Grão de bico – 8 horas para hidratar; 2 a 3 dias para germinar

Linhaça – 30 minutos para hidratar; 1 a 3 dias para germinar

Avelãs – 8 a 12 horas para hidratar; não germina

Lentilhas – 7 horas para hidratar; 2 a 3 dias para germinar

Macadâmias – 2 horas para hidratar, não germina

Milho – 5 horas para hidratar; 12 horas para germinar

Feijão Mung – 8 a 12 horas para hidratar; 4 dias para germinar

Aveia em flocos – 6 horas para hidratar; 2 a 3 dias para germinar

Pistache – 8 horas para hidratar; não germina

Sementes de abóbora – 8 horas para hidratar; 3 dias para germinar

Sementes de rabanete – 8 a 12 horas para hidratar; 3 a 4 dias para germinar

Gergelim - 8 horas para hidratar; 2 a 3 dias para germinar

Sementes de girassol – 8 horas para hidratar; 12-24 horas para germinar

Quinoa – 4 horas para hidratar; 2 a 3 dias para germinar

Nozes – 4 horas para hidratar; não germina

Bagas de trigo – 7 horas para hidratar; 3 a 4 dias para germinar

Arroz selvagem – 9 horas para hidratar; 3 a 5 dias para germinar


Por que germinar sementes?

Grãos, sementes e oleaginosas podem conter inibidores de enzimas, que os mantém dormentes até serem encharcados e começarem a germinar. Eles também contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo está ligado) na camada exterior, e uma variedade de toxinas para protegê-los de serem comidos pelos mamíferos, incluindo seres humanos. Estes inibidores de enzimas, ácido fítico e outras toxinas fazem os grãos secos, sementes e leguminosas indigestos. O ácido fítico também reage com muitos minerais essenciais, tais como cálcio, magnésio, cobre, ferro e, especialmente, o zinco, parando a absorção destes no intestino.

Ao hidratar ou germinar, você neutraliza os inibidores da enzima presentes, e começa a produção de inúmeras enzimas benéficas. À medida que os brotos se estabilizam, as enzimas, lactobacilos e outros organismos neutralizam o ácido fítico. Tão pouco quanto sete horas de imersão em água pode remover a maior parte do ácido fítico. Imersão, fermentação e brotamento também decompõe o glúten e outras proteínas difíceis de digerir em componentes mais simples que são mais facilmente absorvidos pelo organizmo. No entanto, nem todas as toxinas são removidas, sendo o trigo e algumas leguminosas, os mais afetados.


Quais os nutrientes de sementes germinadas?

Uma dieta com grãos, sementes e oleaginosas não germinados ou hidratados pode levar a deficiências graves minerais, perda óssea, e problemas digestivos, como refluxo, flatulência, alergias alimentares, síndrome do intestino irritável e outras formas de digestão fraca.

Pães e outros produtos feitos a partir de farinha que não tenha sido germinada ou hidratada durante pelo menos sete horas ter um efeito semelhante. A maioria dos pães comerciais, bolos, biscoitos, etc são feitos de farinha hidratada ou germinada. Nas sementes e produtos que foram germinados ou hidratados, há a presença de lactobacilos para sua flora intestinal, além de enzimas naturais e baixa em calorias.

 A germinação também resulta em um alto teor de vitamina A, várias vitaminas do complexo B, e vitamina C, com quantidades maiores que as versões não hidratadas ou germinadas. O teor em proteínas torna-se de fácil digestão e ricos novos nutrientes, como enzimas e fitoquímicos são criados. Eles contêm quantidades significativas de cálcio, ferro e zinco. Além disso, o amido é convertido em açúcares simples, e proteínas de cadeia longa são divididas em moléculas mais pequenas, facilmente digeríveis. Assim, alimentos germinados ou hidratados são como um alimento pré-digerido.


Escolha apenas grãos, sementes e oleaginosas saudáveis para hidratar ou germinar

Sempre descarte quaisquer grãos, sementes ou oleaginosas mofadas, descoloridas, desfiguradas ou quebradas. Em particular, tente remover tudo que pareça ter uma aparência não boa. Eles podem conter toxinas prejudiciais que você gostaria de evitar, se você está brotando ou hidratando.


Sempre lave antes e depois de hidratar ou germinar

Antes de colocar os alimentos de molho para a hidratação ou germinação, lave-os bem para remover qualquer produto químico. Água pura deve ser utilizada para tais fins, e você deve mexer muito bem os grãos/sementes/oleaginosas, com cuidado para não danificar a casca exterior.

Deus abençoe a todos grandemente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário