quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Semente de girassol e seus benefícios

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
Semente de girassol e seus benefícios


Muitos ainda pensam que vida saudável é apenas não ser portador de nenhuma doença séria, mas na verdade é muito mais que isso, uma série de bons hábitos que, quando adotados, ajudam a manter o equilíbrio físico, mental e emocional,  essenciais para uma boa qualidade de vida.

A alimentação tem um grande reflexo e importância sobre a saúde, pois fornece todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, é importante consumir alimentos saudáveis, como frutas e legumes diariamente. É importante sempre optar por alimentos in natura sempre que possível, evitando os alimentos industrializados ultra processados, que possuem adição de aditivos alimentares, como conservantes e corantes, além de maior teor de sódio, açúcar e gorduras.

Tenha moderação, procure não fazer refeições muito pesadas em horário noturno, é importante dar um espaço de 5 horas mais ou menos entre uma e outra refeição, mas, ter uma alimentação variada a cada dia. Ser saudável significa manter hábitos alimentares equilibrados, o mais natural possível e estilo de vida com qualidade.

A experiência de comer alimentos crus, frescos, de preferência recém-colhidos, bem cultivados, nos confere um estado de bem estar se comparados aos alimentos industrializados ou cozidos. E ainda mais, quando acrescidos daqueles potencializados de energia: as sementes em processo de germinação.

Brotos e sementes germinados são conhecidos como alimentos biogênicos por conterem em si a força vital de uma semente que brota para produzir uma nova planta. Nesse estágio, possuem muitas vantagens nutricionais em relação a outros tipos de alimentos.

OS GERMINADOS POSSUEM OS SEGUINTES BENEFÍCIOS: Aumentam a imunidade; Possuem maior concentração de nutrientes; Facilitam a digestão; Melhoram o processo intestinal, facilitando seu esvaziamento; Alto teor de antioxidantes; Ricos em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, proteínas, ferro, enzimas, minerais e aminoácidos.  As sementes germinadas como fonte de energia.

Os grãos e sementes, todos eles, possuem uma grande quantidade de ácido fítico, uma substância que se liga ao cálcio, ao ferro, ao magnésio, ao zinco e a vários outros nutrientes, bloqueando a absorção desses pelo corpo. Eles literalmente sequestram esses nutrientes da nossa comida e em algumas situações do nosso corpo, das nossas reservas. Por isso o nome antinutrientes. Para neutralizá-los é necessário fazer esse processo de germinação, super simples, apenas deixando de molhos. Essa germinação solta bolhas, gases.

Assim sendo, a primeira providência que deve ser tomada no preparo de sementes para consumo é a de eliminar ou minimizar estas substâncias protetoras. Felizmente, o processo é simples e prático, e consiste em deixar as sementes de molho em água potável adicionada de suco de limão. Esta simples solução ácida penetra no interior da semente e estimula a liberação das substâncias indesejadas, indicando para a semente que é tempo de despertar e eliminar suas defesas. A acidez da solução neutraliza os fitatos e o resultado é que com apenas algumas horas de demolhagem você obtém sementes muito mais adequadas para o processo digestivo. Idealmente, aguardamos 24 horas para o máximo de eliminação das substâncias indesejadas, mas 12 horas já são suficientes para eliminar a maior concentração destas.

Escolha um recipiente de louça ou vidro, deposite as sementes, despeje o dobro da medida destas em quantidade de água e adicione uma parte de substância ácida, calculando aproximadamente uma colher de sopa de ácido para uma xícara de água.  Sempre descarte a água na qual as sementes ficaram de molho, pois nela estão contidas as substâncias que desejamos eliminar.

Estudos realizados demonstraram que o processo de demolhagem com água neutraliza entre 46 e 77% do ácido fítico, enquanto que demolhar em solução ácida elimina entre 84 e 99% destas substâncias, além de eliminar também fungos e bactérias indesejáveis presentes no exterior das sementes. Desta forma, prefira sempre utilizar a solução ácida.

Uma dieta rica em grãos não germinados leva a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. Deficiências nutricionais que podem levar a doenças como dores crônicas, dor de cabeça e fibromialgia.


BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE GIRASSOL

1. Ajuda a combater o mau colesterol, evitando que ele se fixe nas paredes das artérias;
2.   Fonte de selênio, reconhecidamente importante na prevenção do câncer;
3.   É desintoxicante;
4.   Seus fitoesterois aliviam os sintomas da menopausa;
5.   Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino;
6.   A saúde da pele aumenta devido à vitamina E das sementes;
7.   Aumenta a saciedade;
8.   O magnésio nessas sementes aliviam o estresse, acalmando os nervos;
9.   Boas para tratar enxaqueca;
10. As sementes apresentam magnésio e cobre, que ajudam na saúde dos ossos, dentes e unhas;
11.   Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino;
12.  A vitamina E encontrada nas sementes de girassol ajuda a aliviar dores, provocadas por doenças de natureza inflamatória, como artrite reumatóide, úlceras, etc.


COMO GERMINAR NA ÁGUA:
Ingredientes: Sementes de boa qualidade
Materiais: Vidro de boca larga; Tule e elástico (ou uma simples peneira); Uma vasilha com água.

COMPRAS: Encontramos no comércio a semente tipo 1 e 2. As primeiras, selecionadas, estão mais limpas e o índice de germinação é maior. As sementes graúdas são importadas e nem sempre germinam.

GERMINAÇÃO: A germinação da semente com casca no AR é muito fácil e em 24h já é bem visível!  A germinação da semente com casca na TERRA vem a seguir e em mais 5 dias, aproximadamente, estará colhendo lindos brotos.  As descascadas são germinadas na água por 8 horas.

DICAS: As sementes com casca são usadas nos sucos coados, onde as cascas ficam retidas. As sementes descascadas são deliciosas nas preparações salgadas ou doces.


PASTA DE GIRASSOL DESCASCADO

Ingredientes:
1 xícara de Girassol descascado
1/4 dente de alho
Ervas variadas
Missô
Gotas de limão

Preparo:
Processe até formar um creme homogêneo.
* Arrume como canapés sobre rodelas de abobrinha.
Cultivados na terra os girassóis ficam lindos como nesta foto!
Interessante germinar primeiro e depois, com o narizinho apontando, colocar e cobrir com terra. Depois de crescido, colha e faça uma preparação interessante:


MACARRÃONADA DE GIRASSOL

Ingredientes:
Brotos  previamente lavados e escorridos com o seguinte  molho:
1 tomate, 1/2 pimentão vermelho pequeno,1/4 cebola, gotas de limão,
pouco sal marinho, manjericão fresco e azeite extravirgem.

Preparo:
No processador sem água, faça o molho pastoso.
Coloque sobre os fios de brotos e por cima espalhe:
Castanha da Amazônia germinada ralada e temperada com alho e sal.
Uma preparação bem deliciosa para o verão!


Deus lhe abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário