domingo, 23 de abril de 2017

SAÚDE: O que é o Glúten?

O QUE É O GLÚTEN?

Glúten é uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina. Que se encontra naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevava, centeio e aveia.

Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, acarretando prejuízos para a saúde.

Quando ingerimos em excesso, o glúten pode provocar a diminuição da produção da serotonina, o que leva a um quadro de depressão mesmo nos indivíduos que não possuem nenhum problema de hipersensibilidade a essa proteína.

O excesso de glúten também propricia o aparecimento de psoríase e de artrite psoriática.

A doença celíaca é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten. As células de defesa atacam o glúten mas ao mesmo tempo atacam também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes.  É uma doença crônica que exige a eliminação total do glúten na dieta por toda a vida.

O efeito do glúten no corpo faz a pessoa engordar, causa inflamação em diversas partes do nosso corpo.

Doenças que estão relacionada ao glúten: doença do intestino irritável; osteoporose; anemia; fadiga; enxaquecas; depressão; ansiedade; neuropatias (doenças que lesam os nervos); artrite reumatóide e lúpus; doenças autoimunes, ou seja, as células de defesa do nosso corpo acabam agindo contra ele próprio e o glúten desencadeia tudo isso.

Alimentos que contém glúten engordam e predispõe à diabetes e outras doenças associadas ( pressão alta, triglicerídeos altos, infartos, derrames, etc); além de ser uma barreira para querer perder gordura abdominal.

O trigo de 4 décadas atrás continha um glúten pouco agressivo se comparado com o trigo de hoje, que é um verdadeiro frankestein, feito para produzir muito e com interesse apenas de lucros.  Não levaram em conta a saúde das pessoas que iriam consumir esse trigo atual que contém um glúten extremamente agressivo e maléfico para a nossa saúde.

O pão atual, seja ele integral ou não, seja multigrãos, seja qualquer tipo, é um verdadeiro veneno para o nosso corpo.

O trigo atual contém um glúten que passou por processos genéticos para aumento da sua produtividade. Isso formou um glúten (que é uma proteína do trigo) muito agressivo para o corpo humano, altamente alérgico e inflamatório, causando diversos problemas de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

O trigo de 4 décadas atrás tinha uma concentração muito menor de glúten e também de açúcar (amilopectina). Por esse motivo naquela época não existiam tantos problemas de saúde associado ao glúten e também obesidade e diabetes, dentre outros.

O glúten inflama o corpo.

Alimentos que contém glúten são venenos para o nosso corpo e devem ser eliminados definitivamente de nossa alimentação. Independente de você ter intolerância ou não.

A sensibilidade ao glúten muda o estado do humor, agressividade, disposição física, fadiga crônica, problemas de memória, problema de capacidade cognitiva.

Quem tem intolerância ao glúten, então, uma das manifestações extra intestinais da intolerância ao glúten é infertilidade.

Querem engravidar, elimine o glúten da dieta do casal. Deficiência de esperma, fazer uma dieta livre de glúten, e começa a melhorar o espermograma.

Com o passar dos anos, a intolerância do ser humano ao glúten está aumentando.

A gliadina do trigo junto com a glutenina, junto com água, com a agitação forma o glúten.

O corpo não tem mais condições De lidar com o glúten, que aumentou 400% pela manipulação genética do trigo que fizeram. Então, isso provoca uma lesão no intestino.  O intestino fica impermeável. Ele começa a deixar passar proteína, que não deveria. Você come uma proteína, ela é absorvida na forma de aminoácido. Quando você come glúten, fica lá uma impermeabilidade intestinal. Quando há uma hipersensibilidade intestinal, essa proteína entra no sangue, sem ser digerida. Quando ela entra no sangue sem ser digerida, o nosso sistema imune detecta ela como corpo estranho, e cria um anticorpo contra ela, cria um anticorpo contra essa proteína que acabou de entrar no sangue e não deveria. Por azar essa cadeia de aminoácido que a proteína forneceu ali, por azar, lá na tireóide temos uma proteína que é a tireoglobulina, tem a mesma cadeia de aminoácido. Agora que se criou um anticorpo, contra esta proteína, esse anticorpo agora vai e destrói sua tireóide. Vai atacar aquela proteína que está lá na parede da tireóide e tem a mesma sequência de aminoglutetimida, cria uma coisa chamada Tireoidite de Hashimoto, é uma doença autoimune.

A maioria das doenças autoimunes começa no intestino.

 A saúde e a doença começa e termina no intestino.

 Quando uma pessoa tem um intestino saudável, tem uma proteção muito grande. Uma pessoa com o intestino saudável faz uma diferença enorme.

O pão de hoje não é o pão da época de Jesus. O trigo de hoje não tem nada haver com o trigo da época de Jesus. Nos últimos 50 anos a concentração de glúten no trigo aumentou 400%. Tudo isso para aumentar a produtividade do trigo.

O pão vicia. As pessoas são viciadas em pão. Isto encurta uns 12 anos de vida. Vai acontecer lá na frente, as pessoas ter Alzheimer, enfartar, ter problema de circulação.

Hoje quem quer ter saúde tem de deixar de comer pão na vida.

O organismo não está preparado para esta quantidade de glúten que tem no trigo hoje.

Mesmo que a pessoa não tenha a hipersensibilidade ao glúten, se ela come pão, massa todo dia, acaba tendo conseqüência. Consequência silenciosa. A pessoa chega aos 50 anos de idade e começa a ter tremor. No momento que se tira o glúten o tremor vai embora. Não precisam de remédio e sim tirar o mal da dieta.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adotar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida.

Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada.

Nós somo o que comemos e o modo como  comemos!


DEUS lhe abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário