ORIENTAÇÕES DE DEUS
SOBRE A SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL “1”
Fonte: Conselhos Sobre o Regime Alimentar
1. Desde a
queda a intemperança tem existido sob quase todas as formas. O apetite tem
controlado a razão. Por toda parte vemos doenças e deformidades. As pessoas são
intemperantes em seus desejos.
2. A família
humana tem adotado uma conduta de desobediência e a humanidade tem sido
induzidos por Satanás a desrespeitar as proibições de Deus. A família humana
tem violado as leis da saúde, chegando ao excesso em quase todas as coisas. As
enfermidades têm estado a progredir firmemente. À causa tem-se seguido o
efeito.
3. Os mesmos
pecados que trouxeram juízos sobre o mundo nos dias de Noé, existem em nossos
dias. Homens e mulheres levam os seus hábitos no comer e beber a tais extremos
que terminam em glutonaria e bebedice. Este predominante pecado, a condescendência
para com o apetite pervertido, inflamou as paixões dos homens nos dias de Noé,
e levaram a generalizada corrupção. Violência e pecado alcançaram o Céu. Esta
contaminação moral foi finalmente varrida da Terra por meio do dilúvio. Os
mesmos pecados de glutonaria e embriaguez embotaram a sensibilidade moral dos
habitantes da atualidade.
4. Homens e
mulheres levam os seus hábitos no comer e beber a tais extremos que terminam em
glutonaria e bebedice. É um predominante pecado, a condescendência para com o
apetite pervertido.
5. CRISTO
deseja colocar perante nós o perigo de
tornar nossos hábitos de comer e beber coisa suprema. ELE apresenta o resultado
da não contida tolerância para com o apetite. As faculdades morais são
debilitadas, de modo que o pecado não parece ser o que é. O crime é considerado
levianamente, e as paixões controlam a mente, até que os bons princípios e bons
impulsos são erradicados, e Deus é blasfemado. Tudo isto é o resultado de comer
e beber em excesso.
6. CRISTO nos
apresenta alguma coisa mais elevada por que lutar, do que meramente o que
comeremos, o que beberemos ou com que nos vestiremos. Comer, beber e vestir-se
são levados a tais excessos que se tornam crime. Estão entre os assinalados
pecados dos últimos dias, e constituem um sinal da breve volta de Cristo.
7. É impossível
podermos apresentar a Deus nosso corpo como sacrifício vivo, quando o aviltamos
(depreciamos) de contínuo com corrupção e enfermidade em virtude de nossa
própria pecaminosa condescendência. O apetite pervertido diminui a vitalidade e
trazem sofrimento e ruína.
8. Os que tem
de tal maneira mostrado complacência (condescendência) para com o
apetite pervertido, o seu poder de discernir e apreciar o valor das coisas
eternas está enfraquecido.
9. Muitos tem
um desejo forte, por uma determinada espécie de alimento prejudicial à saúde, e
que estão habituados a satisfazer o “eu” que não sentem qualquer necessidade de
fugir do prato tentador e cobiçado. Não fazem nenhum esforço especial para
restringir o apetite pervertido. A saúde tem sido sacrificada no altar do
apetite.
10. O crime e a
doença têm aumentado com cada geração sucessiva. A intemperança no comer e
beber, e a condescendência com as paixões baixas, têm entorpecido as faculdades
mais nobres do homem. A razão, em vez de ser dominadora, tornou-se escrava do apetite,
numa extensão alarmante. Tem-se condescendido com um crescente desejo de
alimento muito substancioso, até que se tornou moda abarrotar o estômago com
todas as iguarias possíveis. Especialmente em festa de prazer, condescende-se
com o apetite com pouca restrição, apenas. Servem-se ricos almoços e jantares tardios,
consistentes de alimentos muito temperados, com molhos condimentados, bolos,
tortas, gelados, chá, café, etc. Não admira que, com semelhante regime, o povo
tenha rosto pálido e sofra indizíveis torturas com dispepsia.
11. Muitos
têm-se tornado escravos do apetite. São intemperantes no trabalho e grande
quantidade de trabalho árduo é efetuado, para obter para suas mesas alimento
que causa grande dano ao organismo já sobrecarregado.
12. A satisfação
pelo apetite pervertido arruínam a saúde, azedam o temperamento e embotam as
faculdades de raciocínio.
13. DEUS
concedeu ao Seu povo da atualidade grande luz e muitos dentre o povo de DEUS
estão adorando junto ao altar do apetite pervertido. Aparentemente muito
conscienciosos (cuidadosos), todavia supersticiosos e pressumidos, confessam
francamente seu desprezo pelas leis da saúde e da vida que a misericórdia
divina nos levou a aceitar como um povo. A comida destes são preparados de maneira a
satisfazer seus mórbidos, ardentes desejos. E rejeitam a sentar-se a uma mesa
em que se ofereça comida saudável. Estão desconsiderando os princípios
fundamentais. Estão adorando no altar do apetite pervertido. É um idólatra. As
faculdades que, santificadas e enobrecidas, poderiam ser empregados para a
honra de DEUS, são enfraquecidas e tornadas de pouco préstimo. Um temperamento
irritável, cérebro confuso e nervos desenfreados, eis alguns dos resultados de
sua desconsideração para com as LEIS NATURAIS. Estes são ineficientes, não se
pode confiar neles.
14. Mediante a
satisfação do paladar, o sistema nervoso torna-se excitado e debilita-se o
poder do cérebro, tornando impossível pensar calma e racionalmente.
Desequilibra-se a mente.
15. Satanás opera
por meio da intemperança para destruir as faculdades mentais e morais
concedidas por Deus ao homem como inapreciável dom. Assim se torna impossível
ao homem apreciar as coisas de valor eterno.
16. Os pais
devem educar seus filhos em hábitos de estrita temperança. Ensinar-lhes que
deve conformar-se com as leis da Natureza em todos os seus hábitos; que seu
comer e beber tem influência direta sobre sua natureza física, mental e moral.
17. Grandes
benefícios podem provir (originar) de um regime abstêmio (sóbrio, moderado), e
DEUS mostra o que fará em nosso favor se cooperarmos com ELE na purificação e
enobrecimento da alma. Seremos uma honra a DEUS, e uma viva e brilhante luz no
mundo.
18. A
condescendência com o apetite implica no sacrifício do vigor físico, da clareza
do intelecto e do poder espiritual.
19. Quando
reconhecemos as ordens de Deus, vemos que Ele requer que sejamos temperantes em
todas as coisas. A finalidade de nossa criação é glorificarmos a Deus em nosso
corpo e nosso espírito, que a Ele pertencem. Como podemos fazer isso se
condescendemos com o apetite, para prejuízo das faculdades físicas e morais?
Deus
requer
que apresentemos nosso corpo em sacrifício vivo. É-nos, pois, imposto o dever
de preservar esse corpo na melhor condição de saúde, a fim de que possamos
cumprir o que Ele de nós requer. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais
outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
20. Há neste
mundo muitos que condescendem com hábitos perniciosos. O apetite é a lei que os
governa; e por causa de seus hábitos errôneos, o senso moral é embotado, e o
poder de discernir as coisas sagradas é em grande parte destruído.
21. É necessário
que sejamos estritamente temperantes. Devemos colocar alto a norma. A
temperança no comer, beber e vestir é essencial. Se comermos demais, ou cujo
alimento é de qualidade objetável (impugnável), seremos facilmente levados à
dissipação, perdição e ruína. Vivamos os princípios da verdadeira temperança.
22. Significa
muito ser fiel a Deus. Ele tem reivindicações sobre todos os que se empenham em
Seu serviço. Deseja que espírito e corpo sejam preservados na melhor condição
de saúde, cada faculdade e dom sob controle divino, e tão vigorosos como os
possam tornar os hábitos de estrita temperança. Estamos sob obrigação a Deus,
para nos consagrar sem reservas a Ele, corpo e alma, considerando todas as
faculdades como dons por Ele confiados, para serem empregados em Seu serviço.
23. Todas as
nossas energias e capacidades devem ser constantemente fortalecidas e
aperfeiçoadas durante este período de graça. Devemos apreciar os princípios da
lei da saúde e educar-nos no sentido de cuidarmos de nosso corpo
inteligentemente e no temor de DEUS.
24. A temperança
em todas as coisas desta vida deve ser ensinada e praticada. Temperança no
comer, no beber, no dormir e vestir é um dos grandes princípios da vida
religiosa.
25. As pessoas
que comem pervertidamente de alimentos altamente condimentados, com molhos
muito fortes, tomam café, chá processados, carnes. O estômago torna-se
febricitante, os órgãos digestivos são sobrecarregados, e ainda o estômago tem
de trabalhar arduamente para desincumbir-se da carga que lhe é imposta. Depois
de efetuar sua tarefa, o estômago fica exausto, o que causa desfalecimento.
Aqui é onde muitos se enganam, pensando que é a falta de alimento que produz
tal sensação, e sem darem ao estômago tempo para descansar, tomam mais
alimento, o que no momento afasta o esmorecimento. E quanto mais se condescende
com o apetite, tanto mais clamará ele por satisfação. Esse desfalecimento é em
geral o resultado de comer carne, e comê-la freqüentemente, e em excesso.
26. Por ser
moda, e estar em harmonia com o apetite mórbido, são amontoados no estômago
bolos substanciosos, tortas e pudins e tudo que é prejudicial. A mesa tem de
estar repleta de variedade de pratos, ou não se satisfaz o apetite pervertido.
De manhã esses escravos do apetite muitas vezes têm hálito impuro e língua
saburrosa. Não gozam saúde, e ficam a pensar por que seria que sofrem dores,
dor de cabeça e vários males. Muitos comem o tempo todo e ainda antes de
deitar-se. Dentro de pouco tempo os órgãos digestivos ficam gastos, porque não
tiveram tempo para descansar. Esses tornam-se miseráveis dispépticos, e indagam
o que assim os teria tornado. A causa trouxe o resultado seguro. Não se deve
jamais tomar a segunda
refeição
antes que o estômago tenha tido tempo para descansar do trabalho de digerir a
refeição anterior. Se se quiser tomar uma terceira refeição, seja então leve, e
várias horas antes do deitar. Muitos são tão devotados à intemperança que sob
consideração
nenhuma
mudam seu procedimento de condescender com a glutonaria. Prefeririam sacrificar
a saúde e morrer prematuramente, a restringir o intemperante apetite. E muitos
há que são ignorantes da relação que seu comer e beber tem com a saúde.
Pudessem esses ser esclarecidos, e talvez tivessem coragem moral para negar-se ao
apetite, e comer mais comedidamente, e unicamente da espécie de alimento
saudável, poupando-se, por seu procedimento, grande quantidade de sofrimento.
Deus
lhe abençoe!
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