sábado, 5 de agosto de 2017

SAÚDE: Orientações de Deus sobre a saúde física e espiritual "1"


ORIENTAÇÕES DE DEUS
SOBRE A SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL “1”

Fonte: Conselhos Sobre o Regime Alimentar


1.  Desde a queda a intemperança tem existido sob quase todas as formas. O apetite tem controlado a razão. Por toda parte vemos doenças e deformidades. As pessoas são intemperantes em seus desejos.

2.  A família humana tem adotado uma conduta de desobediência e a humanidade tem sido induzidos por Satanás a desrespeitar as proibições de Deus. A família humana tem violado as leis da saúde, chegando ao excesso em quase todas as coisas. As enfermidades têm estado a progredir firmemente. À causa tem-se seguido o efeito.

3.  Os mesmos pecados que trouxeram juízos sobre o mundo nos dias de Noé, existem em nossos dias. Homens e mulheres levam os seus hábitos no comer e beber a tais extremos que terminam em glutonaria e bebedice. Este predominante pecado, a condescendência para com o apetite pervertido, inflamou as paixões dos homens nos dias de Noé, e levaram a generalizada corrupção. Violência e pecado alcançaram o Céu. Esta contaminação moral foi finalmente varrida da Terra por meio do dilúvio. Os mesmos pecados de glutonaria e embriaguez embotaram a sensibilidade moral dos habitantes da atualidade.

4.  Homens e mulheres levam os seus hábitos no comer e beber a tais extremos que terminam em glutonaria e bebedice. É um predominante pecado, a condescendência para com o apetite pervertido.

5.  CRISTO deseja  colocar perante nós o perigo de tornar nossos hábitos de comer e beber coisa suprema. ELE apresenta o resultado da não contida tolerância para com o apetite. As faculdades morais são debilitadas, de modo que o pecado não parece ser o que é. O crime é considerado levianamente, e as paixões controlam a mente, até que os bons princípios e bons impulsos são erradicados, e Deus é blasfemado. Tudo isto é o resultado de comer e beber em excesso.

6.  CRISTO nos apresenta alguma coisa mais elevada por que lutar, do que meramente o que comeremos, o que beberemos ou com que nos vestiremos. Comer, beber e vestir-se são levados a tais excessos que se tornam crime. Estão entre os assinalados pecados dos últimos dias, e constituem um sinal da breve volta de Cristo.

7.  É impossível podermos apresentar a Deus nosso corpo como sacrifício vivo, quando o aviltamos (depreciamos) de contínuo com corrupção e enfermidade em virtude de nossa própria pecaminosa condescendência. O apetite pervertido diminui a vitalidade e trazem sofrimento e ruína.


8.  Os que tem de tal maneira mostrado complacência (condescendência) para com o apetite pervertido, o seu poder de discernir e apreciar o valor das coisas eternas está enfraquecido.

9.  Muitos tem um desejo forte, por uma determinada espécie de alimento prejudicial à saúde, e que estão habituados a satisfazer o “eu” que não sentem qualquer necessidade de fugir do prato tentador e cobiçado. Não fazem nenhum esforço especial para restringir o apetite pervertido. A saúde tem sido sacrificada no altar do apetite.

10.  O crime e a doença têm aumentado com cada geração sucessiva. A intemperança no comer e beber, e a condescendência com as paixões baixas, têm entorpecido as faculdades mais nobres do homem. A razão, em vez de ser dominadora, tornou-se escrava do apetite, numa extensão alarmante. Tem-se condescendido com um crescente desejo de alimento muito substancioso, até que se tornou moda abarrotar o estômago com todas as iguarias possíveis. Especialmente em festa de prazer, condescende-se com o apetite com pouca restrição, apenas. Servem-se ricos almoços e jantares tardios, consistentes de alimentos muito temperados, com molhos condimentados, bolos, tortas, gelados, chá, café, etc. Não admira que, com semelhante regime, o povo tenha rosto pálido e sofra indizíveis torturas com dispepsia.

11.  Muitos têm-se tornado escravos do apetite. São intemperantes no trabalho e grande quantidade de trabalho árduo é efetuado, para obter para suas mesas alimento que causa grande dano ao organismo já sobrecarregado.

12.  A satisfação pelo apetite pervertido arruínam a saúde, azedam o temperamento e embotam as faculdades de raciocínio.

13.  DEUS concedeu ao Seu povo da atualidade grande luz e muitos dentre o povo de DEUS estão adorando junto ao altar do apetite pervertido. Aparentemente muito conscienciosos (cuidadosos), todavia supersticiosos e pressumidos, confessam francamente seu desprezo pelas leis da saúde e da vida que a misericórdia divina nos levou a aceitar como um povo.  A comida destes são preparados de maneira a satisfazer seus mórbidos, ardentes desejos. E rejeitam a sentar-se a uma mesa em que se ofereça comida saudável. Estão desconsiderando os princípios fundamentais. Estão adorando no altar do apetite pervertido. É um idólatra. As faculdades que, santificadas e enobrecidas, poderiam ser empregados para a honra de DEUS, são enfraquecidas e tornadas de pouco préstimo. Um temperamento irritável, cérebro confuso e nervos desenfreados, eis alguns dos resultados de sua desconsideração para com as LEIS NATURAIS. Estes são ineficientes, não se pode confiar neles.

14.  Mediante a satisfação do paladar, o sistema nervoso torna-se excitado e debilita-se o poder do cérebro, tornando impossível pensar calma e racionalmente. Desequilibra-se a mente.

15.  Satanás opera por meio da intemperança para destruir as faculdades mentais e morais concedidas por Deus ao homem como inapreciável dom. Assim se torna impossível ao homem apreciar as coisas de valor eterno.

16.  Os pais devem educar seus filhos em hábitos de estrita temperança. Ensinar-lhes que deve conformar-se com as leis da Natureza em todos os seus hábitos; que seu comer e beber tem influência direta sobre sua natureza física, mental e moral.

17.  Grandes benefícios podem provir (originar) de um regime abstêmio (sóbrio, moderado), e DEUS mostra o que fará em nosso favor se cooperarmos com ELE na purificação e enobrecimento da alma. Seremos uma honra a DEUS, e uma viva e brilhante luz no mundo.

18.  A condescendência com o apetite implica no sacrifício do vigor físico, da clareza do intelecto e do poder espiritual.

19.  Quando reconhecemos as ordens de Deus, vemos que Ele requer que sejamos temperantes em todas as coisas. A finalidade de nossa criação é glorificarmos a Deus em nosso corpo e nosso espírito, que a Ele pertencem. Como podemos fazer isso se condescendemos com o apetite, para prejuízo das faculdades físicas e morais? Deus
requer que apresentemos nosso corpo em sacrifício vivo. É-nos, pois, imposto o dever de preservar esse corpo na melhor condição de saúde, a fim de que possamos cumprir o que Ele de nós requer. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

20.  Há neste mundo muitos que condescendem com hábitos perniciosos. O apetite é a lei que os governa; e por causa de seus hábitos errôneos, o senso moral é embotado, e o poder de discernir as coisas sagradas é em grande parte destruído.
21.  É necessário que sejamos estritamente temperantes. Devemos colocar alto a norma. A temperança no comer, beber e vestir é essencial. Se comermos demais, ou cujo alimento é de qualidade objetável (impugnável), seremos facilmente levados à dissipação, perdição e ruína. Vivamos os princípios da verdadeira temperança.

22.  Significa muito ser fiel a Deus. Ele tem reivindicações sobre todos os que se empenham em Seu serviço. Deseja que espírito e corpo sejam preservados na melhor condição de saúde, cada faculdade e dom sob controle divino, e tão vigorosos como os possam tornar os hábitos de estrita temperança. Estamos sob obrigação a Deus, para nos consagrar sem reservas a Ele, corpo e alma, considerando todas as faculdades como dons por Ele confiados, para serem empregados em Seu serviço.

23.  Todas as nossas energias e capacidades devem ser constantemente fortalecidas e aperfeiçoadas durante este período de graça. Devemos apreciar os princípios da lei da saúde e educar-nos no sentido de cuidarmos de nosso corpo inteligentemente e no temor de DEUS.

24.  A temperança em todas as coisas desta vida deve ser ensinada e praticada. Temperança no comer, no beber, no dormir e vestir é um dos grandes princípios da vida religiosa.

25.  As pessoas que comem pervertidamente de alimentos altamente condimentados, com molhos muito fortes, tomam café, chá processados, carnes. O estômago torna-se febricitante, os órgãos digestivos são sobrecarregados, e ainda o estômago tem de trabalhar arduamente para desincumbir-se da carga que lhe é imposta. Depois de efetuar sua tarefa, o estômago fica exausto, o que causa desfalecimento. Aqui é onde muitos se enganam, pensando que é a falta de alimento que produz tal sensação, e sem darem ao estômago tempo para descansar, tomam mais alimento, o que no momento afasta o esmorecimento. E quanto mais se condescende com o apetite, tanto mais clamará ele por satisfação. Esse desfalecimento é em geral o resultado de comer carne, e comê-la freqüentemente, e em excesso.

26.  Por ser moda, e estar em harmonia com o apetite mórbido, são amontoados no estômago bolos substanciosos, tortas e pudins e tudo que é prejudicial. A mesa tem de estar repleta de variedade de pratos, ou não se satisfaz o apetite pervertido. De manhã esses escravos do apetite muitas vezes têm hálito impuro e língua saburrosa. Não gozam saúde, e ficam a pensar por que seria que sofrem dores, dor de cabeça e vários males. Muitos comem o tempo todo e ainda antes de deitar-se. Dentro de pouco tempo os órgãos digestivos ficam gastos, porque não tiveram tempo para descansar. Esses tornam-se miseráveis dispépticos, e indagam o que assim os teria tornado. A causa trouxe o resultado seguro. Não se deve jamais tomar a segunda
refeição antes que o estômago tenha tido tempo para descansar do trabalho de digerir a refeição anterior. Se se quiser tomar uma terceira refeição, seja então leve, e várias horas antes do deitar. Muitos são tão devotados à intemperança que sob consideração
nenhuma mudam seu procedimento de condescender com a glutonaria. Prefeririam sacrificar a saúde e morrer prematuramente, a restringir o intemperante apetite. E muitos há que são ignorantes da relação que seu comer e beber tem com a saúde. Pudessem esses ser esclarecidos, e talvez tivessem coragem moral para negar-se ao apetite, e comer mais comedidamente, e unicamente da espécie de alimento saudável, poupando-se, por seu procedimento, grande quantidade de sofrimento.


Deus lhe abençoe!

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