quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Alimentos transgênicos - um perigo real para a saúde

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
Alimentos transgênicos - um perigo real para a saúde


1.  Cientistas, agricultores e criadores de animais vêm comprovando os danos graves que os alimentos transgênicos promovem para a saúde humana e animal: alergias crônicas, câncer e esterilidade estão entre as doenças provocadas por transgênicos.

2.  Alimentos transgênicos têm gerado efeitos preocupantes na saúde de animais e humanos  -  Em setembro de 2012, o CRIIGEN (Committee for Research and Independent Information on Genetic Engineering), uma equipe de cientistas dirigida pelo professor Gilles-Eric Séralini, da Universidade de Caen, na França, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a alimentação transgênica em ratos. Durante dois anos os ratos foram alimentados com milho transgênico NK 603, junto ou não com o herbicida glifosato, ambos da Monsanto (a maior indústria de OGMs e transgênicos do mundo). Muitos ratos desenvolveram tumores renais e enormes tumores mamários, e a taxa de mortalidade foi mais elevada que a normal

3.  O governo italiano também investigou o uso alimentar do milho geneticamente modificado da Monsanto em ratos e os resultados mostraram diversas reações anormais em seu sistema imunológico, compatíveis com estados alérgicos, infecciosos e inflamatórios, que aparecem em doenças como artrite, esclerose múltipla e câncer.

4.  Num estudo com outro tipo de milho geneticamente modificado da Monsanto, surgiram alterações imunológicas nos ratos que são encontradas em doenças como asma, intoxicações hepáticas e renais. Os cientistas concluíram que os OGMs e transgênicos testados provocam alterações perigosas em animais, são um risco para a saúde humana e precisam de estudos e pesquisas muito mais sérias e profundas.

5.  Depois das pesquisas da equipe francesa liderada por Séralini, sabe-se que o consumo de um dos tipos de milho geneticamente modificados pela Monsanto aumenta em três vezes o risco de câncer.

6.  Em várias partes do mundo animais vêm apresentando problemas depois do início da alimentação com grãos geneticamente modificados.

7.  Os alimentos transgênicos são aqueles que em sua composição possuem uma alteração no DNA, a qual permite criar mutações com certas características determinadas e pré-concebidas. Diferentemente dos alimentos naturais que são puros desde o cultivo, os transgênicos possuem uma alteração feita no laboratório, que posteriormente afeta todo o produto e a colheita. Estes tipos de alimentos foram criados a partir da biotecnologia, que pode transferir um gene de um organismo para outro e dotá-lo de alguma qualidade especial que normalmente não possui.

8.  QUAIS SÃO OS EFEITOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS NA SAÚDE?

Depois de longas pesquisas, experimentos e estudos foram constatados até o momento os seguintes efeitos negativos sobre a saúde:

Aparição de novas alergias: devido ao fato de que estes alimentos contêm novas toxinas e alérgenos com impacto negativo no organismo. Uma prova disto foi o caso conhecido como Milho Starlink (2000) nos Estados Unidos. Na cadeia alimentar foram encontrados traços de milho transgênico no autorizado que provocou sérias reações alérgicas.

Aparição de genes resistentes aos antibióticos em bactérias patógenas para o organismo. Isto quer dizer que algumas das bactérias receberam a força que necessitam para serem imunes a certos medicamentos.

Maior incremento de contaminação nos alimentos, por um aumento no uso de produtos químicos no processo de cultivo.

Um estudo realizado na Áustria demonstrou que estes alimentos reduzem a capacidade de fertilidade, pois em um experimento feito com ratos, chegou-se a uma conclusão de que aqueles que se alimentaram com milho modificado geneticamente foram menos férteis em comparação com aqueles que comeram milho natural.

A longo prazo não foi possível estabelecer os riscos para a saúde que o consumo de alimentos transgênicos possa ter. No entanto, suspeita-se que estes alimentos podem influenciar na aparição de certas doenças, como o câncer.

9.  QUAIS OUTROS PERIGOS OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS TRAZEM?

Os perigos que atualmente os alimentos transgênicos apresentam vão mais além dos problemas na saúde. Se bem que o campo da saúde é muito importante e segue sendo matéria de pesquisa, porém existem outros riscos importantes que são debatidos todos os dias entre nações e organizações preocupadas com a situação.

Afetam gravemente o meio ambiente - Os cultivos dos transgênicos supõe aumentar o uso de produtos tóxicos na agricultura. Estes tipos de produto não só podem afetar ao produto transgênico, como também afeta gravemente variedades tradicionais, acabando com elas e provocando uma perda irreversível para a biodiversidade. Muitos fatos são conhecidos onde os agricultores se veem obrigados por lei a somente cultivar sementes transgênicas e, como consequência, a semente tradicional foi se perdendo.

Apresentam um impacto negativo na economia - O desenvolvimento dos transgênicos está nas mãos de poucas empresas multinacionais que, no momento, seguem expandindo a nível mundial e que em questão de tempo acabarão se apoderando do mercado das sementes em todo o mundo e, obviamente, da produção de alimentos. Estes tipos de produtos tendem a ter maior impacto no mercado, já que as alterações permitem criar produtos com características que atraem muito o consumidor. Além de tenderem a ser mais econômicos e também estarem acabando com a produção daqueles agricultores que semeiam e colhem produtos naturais, mas que não podem ser vendidos a preços tão baixos como os transgênicos.

10.  QUAIS SÃO OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS MAIS COMUNS?

Atualmente as grandes multinacionais continuam trabalhando para obter mais alimentos transgênicos, inclusive com produtos com carne. A seguir nomeamos os alimentos transgênicos mais comuns no mercado.

Milho e todos os seus derivados (farinhas, farelo, óleo, xarope, entre outros);
Soja e seus derivados; Algodão; Batatas; Cana-de-açúcar; Arroz; Tomates com longo vencimento; Morangos; Abacaxis; Pimentão; Entre outros.

11.  Os alimentos trangênicos são caracterizados por serem modificados geneticamente em laboratórios, com o objetivo de aumentar a resistência a pragas das plantações e favorecer o lucro dos produtores. Esse tipo de tecnologia agrícola tem sido muito utilizada em diversos países, inclusive no Brasil

12.  AMEAÇA À BIODIVERSIDADE - A contaminação genética pode ter também um efeito devastador na biodiversidade do planeta. Ao liberar organismos geneticamente modificados na natureza, colocamos em risco variedades nativas de sementes que vêm sendo cultivadas há milênios pela humanidade. Além disso, os transgênicos podem afetar diretamente seres vivos que habitam o entorno das plantações, conforme indicam estudos científicos - como no caso das borboletas monarcas, que são insetos não-alvo da planta transgênica inseticida, mas são também atingidas.



FONTE:
https://melhorcomsaude.com/quais-sao-os-perigos-dos-alimentos-transgenicos/





Nenhum comentário:

Postar um comentário