quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A reforma de saúde e a espiritualidade

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
A reforma de saúde e a espiritualidade


1. Se o povo peculiar de Deus pusessem em prática o que professam crer, se fossem sinceros reformadores da saúde, seriam realmente um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. E revelariam um zelo bem maior pela salvação daqueles que ignoram a verdade. Maiores reformas devem-se ver entre o povo que professa aguardar o breve aparecimento de Cristo.

2.  A reforma de saúde deve efetuar entre nosso povo uma obra que ainda não se fez. Há pessoas que devem ser despertadas para o perigo de comer carne, que ainda comem carne de animais, pondo assim em risco a saúde física, mental e espiritual. Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele.  (EGW - Conselhos Sobre Saúde, 575)

3.  Precisamos obedecer às leis que Deus deu, praticarmos o que professamos crer, sermos sinceros reformadores da saúde. obedecendo às leis de saúde, nossas energias físicas e espirituais operarão em harmonia.

4.  Muitos professos cristãos podem ter uma forma de piedade, podem até pregar o evangelho, e ainda não estarem purificados e santificados. Combatem contra a verdade por condescenderem com hábitos errados de comer e beber. Tiram todo o poder da mensagem que apresentam. A condescendência com o apetite obscurece a mente, diminui a resistência física, e enfraquece a força moral. Deus pede que sejamos estritamente temperantes no comer e beber.

5.  Os que condescendem com o comer carne, beber chá e a glutonaria, estão semeando para uma colheita de dor e morte. A* comida prejudicial introduzida no estômago fortalece os apetites que combatem contra a alma, desenvolvendo as propensões inferiores. Um regime de carne tende a desenvolver a sensualidade. O desenvolvimento da sensualidade diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade.

6.  A Palavra de Deus adverte-nos claramente de que, a menos que nos abstenhamos das concupiscências carnais, a natureza física será levada a conflito com a espiritual. A concupiscência no comer luta contra a saúde e a paz. Assim é estabelecida uma guerra entre os atributos mais elevados do homem e os inferiores. As propensões subalternas, fortes e ativas, oprimem a alma. Os mais altos interesses do ser são postos em perigo por essa condescendência com apetites não sancionados pelo Céu.

7.  Devemos ter grande cuidado em formar hábitos corretos no comer e no beber. O alimento ingerido deve ser da espécie que elabore o melhor sangue. Os delicados órgãos da digestão devem ser respeitados. Deus requer de nós, mediante temperança em todas as coisas, que façamos nossa parte para nos mantermos a nós mesmos com saúde. Deus não pode iluminar a mente de uma pessoa que faz de seu estômago uma fossa.

8.  Há muita intemperança tanto na quantidade como na qualidade do alimento ingerido. O Senhor nos faz saber que como regra geral colocamos alimento em demasia no estômago. Muitos se tornam incomodados por comerem em excesso, e muitas vezes o resultado é a doença. O Senhor não nos traz está punição. Trazemos sobre nós mesmos, e Deus deseja que compreendamos que o sofrimento é resultado da transgressão.

9.  Diariamente maltratados, não podem os órgãos digestivos realizar bem a sua obra. É fabricada uma qualidade inferior de sangue, e assim, por meio da alimentação imprópria, todo o maquinismo se descontrola. Dai ao estômago menos trabalho. Ele se recuperará se se demonstrar cuidado apropriado quanto à qualidade e à quantidade de alimento ingerido.

10.  Muitos comem muito depressa. Outros usam em uma só refeição vários alimentos que não se combinam. Devemos lembrar sempre de quão grandemente afligimos a alma ao afligir o estômago, e de quão profundamente é Cristo desonrado quando o estômago é maltratado. Negando o apetite, dessa forma daríamos ao estômago oportunidade de recuperar sua ação sadia. Enquanto estamos sentados à mesa podemos fazer obra médico-missionária comendo e bebendo para glória de Deus.

11.  Se, porém, o estômago é molestado por hábitos que não possuem nenhum fundamento na Natureza, Satanás tira proveito do erro cometido e usa o estômago como um inimigo da justiça, originando um distúrbio que atinge o ser todo.

12.  Comer depressa, e usar em uma só refeição vários alimentos que não se combinam, maltrata o estômago.

13.  O sábado é o dia separado para a adoração a Deus.

14.  Estômago sobrecarregado significa cérebro embotado.

15.  Quando é ingerido grande quantidade de alimento, a mente se torna embotada e entorpecida.

16.  O comer tem muito que ver com a religião.

17.  A experiência espiritual torna-se grandemente atingida pela maneira em que o estômago é tratado.

18.  O comer e o beber de conformidade com as leis da saúde promovem as ações virtuosas.

19.  Condescender com o apetite pervertido diminui o zelo espiritual. A paz mental desaparece. Há dissensão, luta e discórdia. Pronunciam-se palavras impacientes e se praticam atos indelicados, seguem-se praticas desonestas e se manifestam ira – e tudo porque os nervos do cérebro estão perturbados pelo abuso acumulado sobre o estômago. É de lamentar que muitas vezes, quando se devia exercer maior domínio próprio, o estômago é comprimido com uma grande quantidade de alimento não saudável, o qual ali permanece para se decompor. A tortura do estômago aflige o cérebro.

20.  O comedor imprudente não compreende que se está desqualificando para dar sábio conselho, desqualificando-se para fazer planos para o melhor andamento da obra de Deus. Pois o alimento por ele ingerido lhe embotou a energia cerebral.

21.  O deixar de seguir saudáveis princípios tem maculado a história do povo de Deus. Tem havido constante afastamento da reforma de saúde, e como resultado Deus é desonrado por grande falta de espiritualidade. Têm-se erguido barreiras que jamais seriam conhecidas se o povo de Deus tivesse andado na luz.

22.  Nós, que temos tido tão grandes oportunidades, permitiremos ao povo do mundo tomar a nossa frente em reforma de saúde? Aviltaremos nossa mente e rebaixaremos nosso caráter em virtude de erros do comer? Transgrediremos a santa lei de Deus seguindo práticas egoístas? Tornar-nos-emos por nossa incoerência um motivo de zombaria? Havemos de viver de maneira tão anticristã que o Salvador Se envergonhe de nos chamar irmãos?

23.  O alimento antinatural embota a energia cerebral.

24.  O desejo de Deus é que Seu povo realizem a obra médico-missionária que é o evangelho na prática, vivendo de tal maneira que a paz de Deus reine no coração.

25.  Deus nos deixa claro que é muito melhor abandonar o nome de cristão do que fazer uma profissão de fé e ao mesmo tempo atender ao apetite que fortalece paixões não santificadas.

26.  Deus reclama de cada um de nós que de nós que dediquemos sem reservas nossa vida ao serviço do Senhor. Ele nos pede decidida reforma. Devemos colocar-nos onde cresçamos na graça, sendo santificados no corpo, na alma e no espírito, pela verdade.

27.  Conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada e o dia é chegado. Rejeitemos pois as obras das trevas; e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne com suas concupiscências.” Romanos 13:11-14.

Deus lhe abençoe!


FONTE:
EGW – Conselhos Sobre Saúde






segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Exercícios e regime alimentar

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
Exercícios e regime alimentar


1.  Deus quer que reconheçamos a necessidade de fazermos exercício físico, ao ar livre. Não podemos negligenciar esse dever que é por demais essencial para a conservação da saúde.

2.  Aqueles que não fazem exercício físico, e comem a quantidade própria para um trabalhador, com tais hábitos, alguns se tornam corpulentos, porque o organismo está abarrotado. Outros, ao contrário, emagrecem, ficam fracos, pois suas energias vitais se exaurem no esforço de eliminar o excesso do que é ingerido; o fígado fica sobrecarregado e incapaz de eliminar as impurezas do sangue, vindo em resultado a doença.

3.  É necessário que o exercício físico seja combinado com o desforço mental. O sangue será estimulado na circulação, mais perfeito será o trabalho do coração e eliminadas as toxinas, experimentando-se nova vida e vigor em cada parte do corpo.

4.  Quando a mente é continuamente excitada pelo estudo, deixando o corpo inativo, sobrecarregam-se os nervos emotivos, ao passo que os da moção (movimento) ficam em inatividade. Ficando todo o uso nos órgãos mentais, estes são exercitados em excesso e debilitam-se, ao passo que os músculos perdem o vigor por falta de uso. Muitas pessoas não tem inclinação para exercitar os músculos mediante o trabalho físico, pois este parece infadonho.

5.  Os que não sentem a necessidade de empenhar-se na obra de vencer o apetite, deixarão de alcançar preciosas vitórias que poderiam obter, tornando-se escravos do apetite e da concupiscência, os quais estão enchendo o cálice de iniqüidade dos que habitam na Terra.

6.  Aqueles que estão empenhados em anunciar a última mensagem de advertência ao mundo, mensagem que deve decidir o destino das almas, devem aplicar na própria vida as verdades que pregam aos outros. Devem constituir, no comer e beber, em sua casta conversação e conduta, um exemplo para o povo.

7.  A glutonaria, a condescendência com as paixões inferiores e ofensivos pecados, são ocultos por muitos professos representantes de Cristo no mundo, sob as vestes da santidade. Pessoas há, de excelentes aptidões naturais, os quais não realizam em seu trabalho metade do que poderiam, caso fossem temperantes em todas as coisas.

8.  A condescendência com o apetite e a paixão obscurece a mente, diminui a resistência física, e enfraquece a força moral. Não são claros os pensamentos dos que assim procedem. Suas palavras não são proferidas com poder, falta-lhes
a vitalidade do Espírito de Deus para alcançarem o coração dos ouvintes.

9.  Como nossos primeiros pais perderam o Éden em conseqüência do apetite, nossa única esperança de o reconquistar é por meio da firme negação do apetite e da paixão.

10.  A abstinência no regime alimentar e o controle de todas as paixões, preservarão o intelecto e darão vigor mental e moral, habilitando o homem a sujeitar todas as suas inclinações ao domínio das faculdades mais elevadas, e a discernir entre o direito e o torto, o sagrado e o comum.

11.  Precisamos ter o verdadeiro senso do sacrifício feito por Cristo em deixar Seu lar no Céu para vir a este mundo a fim de, pela Sua vida, mostrar a todos nós como podemos resistir à tentação, de boa mente renunciarmos ao próprio eu, preferindo sermos participantes dos sofrimentos de Cristo.

12. Podemos vencer como Cristo venceu, precisamos guardar-nos continuamente contra as tentações de Satanás. É unicamente por meio da obediência e de contínuo esforço que havemos de vencer como Cristo venceu.

13.  O apetite e as paixões devem ser restringidos e postos em sujeição ao domínio de uma consciência esclarecida, para que o intelecto seja equilibrado, claras as faculdades de percepção, de maneira que as manobras do inimigo e seus ardis não sejam considerados como a providência de Deus.

14.  Muitos desejam a recompensa final e a vitória concedidas aos vencedores, mas não estão dispostos a suportar fadiga, privação e renúncia ao próprio eu, como fez o Redentor.

15.  A força dominante do apetite demonstrar-se-á a ruína de milhares quando, se houvessem triunfado nesse ponto, teriam tido força moral para ganhar a vitória sobre qualquer outra tentação de Satanás. Os que são escravos do apetite, no entanto, deixarão de aperfeiçoar o caráter cristão.

16.  A incessante transgressão do homem através de seis mil anos, tem trazido em resultado doença, dor e morte. E, à medida que nos aproximamos do fim do tempo, a tentação do inimigo para ceder ao apetite será mais poderosa e difícil de vencer.

Deus lhe abençoe!


FONTE:
EGW – Conselhos Sobre Saúde








domingo, 28 de janeiro de 2018

O dever de preservar a saúde

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
O dever de preservar a saúde


1.  É muito triste vermos o povo de Deus fracos, tantos em leitos de enfermidade, tantos encerrando prematuramente sua história terrestre. Para alguns cujo coração está inteiramente na obra de Deus, a convicção de que tem de parar com seu labor na obra que amam, é muito mais dolorosa do que os sofrimentos ocasionados pela doença, ou mesmo o pensamento da morte em si mesma.

2.  Deus quer que entendemos que a Natureza não mais tolerará abusos sem protestar. Nosso Pai celestial não aflige nem entristece de bom grado aos seres humanos. não é o autor da doença e da morte; Ele é a fonte da vida. Deseja que nós vivamos; e deseja que sejamos obedientes às leis da vida e da saúde, para que vivamos.

3.  Os que aceitam a verdade presente, e são santificados por meio dela, têm um intenso desejo de representá-la em sua vida e caráter. Sentem na alma um profundo anseio de que os outros vejam a luz e nela se regozijem.

4.  O trabalho ao ar livre é uma bênção.

5.  Se trabalharmos inteligentemente dando tanto ao corpo como à mente a devida quantidade de exercício, não sucumbiremos (pereceremos) tão prontamente à moléstia.

6.  Deus na Sua medicina nos orienta a passarmos algumas horas, diariamente, em trabalho / exercício ao ar livre, isso nos será uma bênção.

7.  Necessitamos de lazer para afrouxar a tensão completamente. Podemos fazer planos e orar enquanto trabalhamos com as mãos, trabalho útil, e voltaríamos à nossa ocupação refrigerados no corpo e no espírito.

8.  Devemos ter períodos de repouso, de inteira liberdade de trabalho intenso. Esses períodos, porém, não podem tomar o lugar do exercício físico diário.

9.  O exercício é necessário para manter o organismo em bom funcionamento.

10.  Deus é o nosso Pai, ama-nos, e não quer que nenhum de nós trate mal o corpo.

11.  Outra causa da má saúde e ineficiência no trabalho, é a má digestão. É impossível ao cérebro trabalhar da melhor maneira quando os órgãos digestivos são maltratados. Muitos comem apressadamente de várias espécies de comida, as quais estabelecem um conflito no estômago, confundindo assim o cérebro.

12.  O emprego de alimentos nocivos, e o comer em excesso, mesmo do que é saudável, devem ser igualmente evitados. Muitos comem a toda hora, a despeito das leis da saúde. Depois, a mente fica obscurecida. Como podemos ser honrados com a iluminação divina, quando somos tão descuidados em nossos hábitos, tão desatenciosos para com a luz que Deus nos têm dado com relação a estas coisas? Não é tempo de convertermos quanto a essas condescendências egoístas?

13.  Não pensem, entretanto, que seja nosso dever viver com um regime insuficiente. Deus quer que aprendamos por nós mesmos o que nos convém comer, que espécie de alimento melhor nutrem o corpo.

14.  Na hora das refeições deixemos de parte preocupações e cuidados. Não estejamos apressados, mas comemos lenta e alegremente, com o coração cheio de reconhecimento para com Deus por todas as Suas bênçãos.

15.  Não devemos nos ocupar em trabalho cerebral imediatamente depois de uma refeição. Podemos fazer um exercício moderado, e dar ao estômago um pouco de tempo para começar nosso trabalho. Essas coisas não são questão de pequena importância.

16.  A saúde é uma bênção inestimável, e mais intimamente relacionada com a consciência e a religião, do que muitos imaginam. Afeta grandemente a capacidade de uma pessoa.

17.  Necessitamos compreender a relação que mantemos para com Deus tem a ver à preservação da saúde e da vida. É do desejo de Deus não menosprezarmos as leis da saúde.

18.  Sob a direção da autoridade celestial, podemos avançar em linhas claras e retas. Mas devemos dispensar a mais séria atenção às leis de Deus.

Deus lhe abençoe!


FONTE:
EGW - Conselhos Sobre Saúde






A importância do exemplo correto

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
A importância do exemplo correto

1.  É de suma importância que demos exemplo correto. Se sustentarmos e praticarmos princípios falhos, frouxos, nosso exemplo é citado por aqueles que gostam mais de falar do que de fazer, como plena justificativa de nossa maneira de agir. Cada erro cometido magoa o coração de Jesus e prejudica a influência da verdade, que é o poder de Deus para a salvação das almas. Toda a sinagoga de Satanás busca descobrir faltas na vida dos que estão procurando representar a Cristo, e tira o máximo proveito de cada falha.

2.  Deus pede-nos que tenhamos cuidado para que por nosso exemplo não ponhamos outras almas em perigo. É coisa terrível perdermos a nossa própria alma; ainda mais terrível, porém, é seguirmos uma conduta que motive a perda de outras almas. É um terrível pensamento que nossa influência se torne um cheiro de morte para morte e, não obstante, isto é possível. Com que zelo santo, pois, devemos manter em guarda nossos pensamentos, nossas palavras, nossos hábitos, nossas disposições e nosso caráter. Deus requer santidade mais profunda e pessoal de nossa parte. Somente revelando Seu caráter podemos cooperar com Ele na obra de salvar almas.

3.  Todo cuidado será pouco para que nossos atos não nos contradigam as palavras, pois só uma vida coerente pode exigir respeito.  Se nossos atos se harmonizarem* com o nosso ensino, nossas palavras produzirão efeito; uma piedade não baseada em princípios conscienciosos, porém, é como sal insípido. Falar, e não praticar, é como o metal que soa e o címbalo que tine. Não nos traz nenhum proveito esforçar-nos para inculcar princípios que não pomos em prática conscienciosamente.

4.  Vigiemos em oração. Somente dessa maneira podemos dedicar todo o nosso ser à obra do Senhor. O eu deve ser posto em segundo plano. Os que tornam o eu saliente adquirem um costume que logo se torna uma segunda natureza; e logo deixarão de perceber que, em lugar de enaltecerem a Jesus, se exaltam a si mesmos; que em vez de serem condutos por meio dos quais a água da vida possa fluir para refrigerar a outros, absorvem as simpatias e afeições dos que o cercam. Isso não é lealdade a nosso Senhor crucificado.

5.  Somos embaixadores de Cristo e devemos viver, não para salvar a nossa reputação, mas tirar da perdição as almas que estão a perecer. Nosso esforço diário deve ser mostrar-lhes que podem obter a verdade e a justiça. Em lugar de procurarmos despertar simpatia para nós mesmos dando aos outros a impressão de que não somos apreciados, devemos omitir completamente o eu; e se deixarmos de fazer isto, por falta de discernimento espiritual e vital piedade, Deus
requererá de nossas mãos as almas daqueles por quem devíamos ter trabalhado. Tomou Ele providência para que todo obreiro a Seu serviço possa ter graça e sabedoria, e tornar-se epístola viva, conhecida e lida por todos os homens.

6.  Pela vigilância e oração podemos realizar exatamente o que o Senhor deseja que desempenhemos. Por meio do fiel, diligente desempenho do nosso dever, pela vigilância em favor das almas como aqueles que devem dar conta, podemos retirar do caminho dos outros toda pedra de tropeço. Por meio de ferventes admoestações e súplicas, com nossas próprias almas repassadas de terna simpatia por aqueles que estão quase a perecer, podemos conquistar almas para Cristo.

7.  Todo cuidado será pouco para que nossos atos não nos contradigam as palavras, pois só uma vida coerente pode exigir respeito.

8.  É coisa muito séria entristecer o Espírito de Deus. É uma ofensa a Deus quando procuramos dirigir a nos mesmos, e se recusamos a entrar no serviço do Senhor porque a cruz é muito pesada ou muito grande o desprendimento. O Espírito de Deus procura habitar em cada alma.

9.  os pensamentos santos, as celestiais afeições e os atos semelhantes ao de Cristo tomarão o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados.

10.  Precisamos, porém, guardar bem nosso coração, pois muitas vezes nos esquecemos das instruções celestiais que recebemos e procuramos agir de acordo com as inclinações naturais de nossa mente não santificada.

11.  O Senhor entregou ao Seu povo uma mensagem sobre reforma de saúde. Esta luz tem estado a brilhar; e o Senhor não pode sustentar os Seus servos numa conduta que a contrarie. Ele Se desgosta quando os Seus servos agem em oposição à mensagem sobre este ponto, mensagem que Ele deseja dêem a outros.

12.  Deus não pode mostrar-Se satisfeito quando nós, que servimos a Cristo, ensinamos que os princípios da reforma de saúde estão intimamente ligados à mensagem do terceiro anjo como o braço está ligado ao corpo, enquanto nós pela prática, ensinamos princípios inteiramente oposto. Isto é referido como pecado à vista de Deus.

13.  A luz que Deus tem dado sobre reforma de saúde não pode ser amesquinhada sem dano para os que o fazem; e homem nenhum pode esperar ser bem-sucedido na obra de Deus enquanto, por preceito e exemplo, age em oposição à luz que Deus enviou. A voz do dever é a voz de Deus—um guia interior enviado do Céu — e não devemos brincar com o Senhor sobre este assunto. Aquele que faz pouco caso da luz dada por Deus com respeito à preservação da saúde, insurge-se contra o seu próprio bem e se recusa obedecer Àquele que está operando em favor do seu melhor bem-estar.

14.  É dever de todo cristão seguir aquela norma de conduta indicada pelo Senhor como certa para Seus servos. Devemos lembrar-nos sempre de que Deus e a eternidade se acham diante de nós, e não devemos menosprezar nossa saúde espiritual e física, ainda que tentado a assim fazer pela esposa, filhos ou parentes. “Se o Senhor é Deus, segui-O; e se Baal, segui-O.” 1 Reis 18:21.

Deus lhe abençoe!



FONTE:
Conselhos Sobre Saúde









sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A dieta corretiva com Peter Carstens

SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
A dieta corretiva com Peter Carstens


1.  A dieta corretiva corrige algumas condições das doenças crônicas. O resultado são verdadeiramente milagroso na cura de diversas enfermidades crônicas.

2.  A dieta corretiva se baseia na dieta original que Deus deu aos seres humanos desde o princípio.

3.  A dieta corretiva crua pessoas diabéticas. Muitos milagres estão sucedendo com está dieta.

4.  Em  Gênesis 1:29, Deus está dando as instruções de tudo que nós precisamos comer. “E disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente, isso vos será para mantimento”.  Aqui está a primeira lei de saúde que Deus está dando. Deus nos deu as ervas que dão sementes.

5.  Sementes das ervas: Os cereais integrais, as leguminosas. O nutriente maior que contém nos cereais são os carboidratos. O carboidrato é o combustível para nosso corpo.

6.  As leguminosas como o feijão, lentilha, ervilha, grão de bico contém muita proteína. Temos que comer as proteínas moderadamente. As proteínas produz muito acidez no nosso corpo.

7.  Os cereais podemos comer livremente. Podemos comer os carboidratos livremente. Só que tem que ser carboidrato integral, não podemos comer carboidrato refinado.

8.  Leguminosas são: feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, soja, fava, tremoço. Todos os grãos produzidos em vagens são conhecidos como leguminosas.

9.  As leguminosas temos que comer com muita moderação. Temos que comer 1 a 2 vezes por semana. E quando comemos tem que ser pouco. Pois tem muita proteína.

10.  As frutas e sementes as árvores: frutas e nozes (castanhas). A maior quantidade de nutrientes que temos nas frutas são os carboidratos, tem muito açúcar.  As nozes, castanhas tem muita proteína e gordura boa.  As frutas podemos comer livremente. As castanhas temos que comer com moderação.

11.  Temos 4 grupos de alimentos que Deus deu no Éden: cereais, leguminosas, frutas e nozes.

12.  Quando entrou o pecado no mundo, Deus mudou a dieta. “Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo” (Gênesis 3:18).  Depois do pecado, então, Deus nos deu permissão para comer as ervas do campo. Anteriormente só os animais estavam comendo as ervas do campo. Mas agora depois do pecado, nós também precisamos das ervas. Por que? Quando nós não temos paz com Deus, ou paz com o conjugue, família, amigos, igreja, o que seja. Quando nós não estamos vivendo em paz, uma paz completa, então, estamos com estresse, quando estamos muito preocupados, muito zangados, o nosso corpo começa a produzir uma grande quantidade de acidez. E está acidez é o começo de uma doença.

13.  Adão e Eva perderam a paz com Deus, porque quando Deus chegou na tarde no Jardim do Éden, então, eles se esconderam, tiveram medo de Deus. Assim que eles perderam a paz, já começaram a produzir acidez. A acidez mata. Deus mudou a dieta, incluiu as ervas do campo. Isso nos está mostrando o que? Nós precisamos das ervas do campo para a cura das doenças.

14.  Agora temos 5 grupos de alimentos: cereais, leguminosas, frutas, nozes (castanhas), verduras.

15.  As frutas não são muito alcalinas. Já as verduras são alcalinizantes e curativas.

16.  A dieta corretiva: Primeira coisa de manhã: Beber 2 copos de água morna. Depois de 20 minutos beber 1 copo de limão diluído na mesma quantidade de água. Depois de 20 minutos beber mais 1 copo de água morna.

17.  O nosso aparelho digestivo, pela manhã, às 7 horas tem maior capacidade de digerir. Pela manhã temos a maior necessidade de nutrientes. Na parte da manhã precisamos comer comida farta, mais nutrientes.

18.  A primeira refeição do dia tem que ser de um rei. A segunda refeição, o almoço tem que ser de um príncipe. E a ceia da tarde como de um mendigo.

19.  Na parte da manhã temos a maior capacidade para digerir e também a maior necessidade para nutrientes.

20.  A função do fígado se reduz após as 17 horas (por do sol).

21.  A desintoxicação do corpo acontece entre 21 horas às 4 da manhã.

22.  Após as 17 horas o fígado não recebe os nutrientes que vem dos alimentos. Se estamos comendo tarde, então o que vai fazer o corpo com os nutrientes. Vai ter um grande problema, porque normalmente os nutrientes hão de entrar diretamente ao fígado para ser metabolizado lá. Mas, se o fígado já não está recebendo nutrientes, então se tem um problema. Assim é melhor que não estejamos comendo muito tarde.

23.  Das 21 horas às 4 da manhã, o nosso corpo precisa estar em um metabolismo catabólico. Este é o metabolismo quando o corpo está jogando fora os ácidos e tóxicos. O corpo só faz isso, quando já terminou completamente a digestão. Então o corpo entra no metabolismo catabólico. Assim que até as 21 horas o aparelho digestivo deve estar completamente vazio de alimentos. Tem que ter terminado toda a digestão.

24.  A dieta corretiva é para corrigir. Deus nos deu uma dieta perfeita no início, quando o mundo ainda estava muito alcalino. Neste momento nosso mundo está completamente ácido. Os mares neste momento estão tão ácidos, que os peixes no mar estão morrendo por causa da acidez dos mares.

25.  A dieta corretiva consiste apenas de alimentos alcalinos, para poder curar.

26.  Quando começamos o nosso dia, a primeira coisa que precisamos fazer é beber 2 copos de água morna em jejum. A água lava nosso interior, nossos órgãos. 20 minutos depois beber suco de limão com a mesma quantidade de água, beber nesta concentração, sem nenhum doce. O limão ajuda na limpeza do fígado. É um bom tratamento para o nosso fígado. Depois de 20 minutos tomar mais 1 copo de água morna. Depois de 20 minutos podemos comer a primeira refeição.

27.  Beba por ida 1 litro de água para cada 20kg. de peso.

28.  No desjejum tudo vai ser cru. Não comer nada cozido. Os vegetais crus são os alimentos mais nutritivos. Os vegetais tem todos os nutrientes que precisamos.

29.  Os vegetais crus têm uma fibra não solúvel em água, por isso eles são muito devagar para digerir.

30.  Todas as refeições precisam ser rigorosamente no horário, todos os dias em todas as refeições.

31.  O que comer no desjejum -  As saladas vegetais são formadas de 3 partes: vegetais, carboidratos e brotos ou germinados. Essencial comer todos os ingredientes crus. Os carboidratos são cheio de energia. Use batatas doces raladas ou beterrabas raladas ou cenoura raladas. Adicione o abacate na salada.  A metade de nosso prato 50% deve ser carboidratos. Usar somente 1 carboidrato. O abacate é uma gordura e também precisamos das gorduras boas, pois são muito importantes. Se não tiver o abacate pode ser usado as castanhas (Pará, coco fresco).  A terceira parte do desjejum são os brotos. Os brotos são muito importante, porque tem muita energia, muito nutrientes. Para temperar use suco de limão, alho, sal marinho (extraído de minas é melhor), cheiro verde. Faz molho bem saboroso para temperar.

32.  Os vegetais têm muito nutrientes e fito nutrientes. São muito curativos. Ajuda muito alcalinizar, desintoxicar o corpo. O que eles tem muito pouco são os carboidratos. Esse alimento não pode dar muita energia.

33.  Os vegetais estão cheio de fito nutrientes e enzimas vivas: todos os vegetais verdes. Quanto mais verdes, mais clorofila elas tem. Alface, escarola, espinafre (não use todos os dias), brócolis, aipo, pepino com casca, abobrinha (verde ou amarela), pimentões, tomates, couve,acelga,repolho, couve-flor, cebola, alho.

34.  Usar duas ou três no máximo de vegetais na mesma refeição. Porque se usarmos muitos vegetais na mesma refeição, vamos criar uma guerra de enzimas. Duas enzimas diferentes querem sair do intestino ao mesmo tempo, entrar no sangue, não vão poder entrar.  Não podemos comer muitos diferentes componentes de alimentos numa mesma refeição.

35.  Não use mais do que 2 ou 3 ingredientes por refeição para evitar uma grande concentração de uma variedade muito grande de enzimas. Varie sua seleção de um dia para o outro.

36.  Os carboidratos são muito importantes, porque são os que nos dá força para o trabalho do dia.

37.  Brotos explodindo de energia e enzimas vivas. Leguminosas: lentilha ou feijão azuki ou grão de bico ou ervilha. Grãos: a espelta, a quinoa, o mileto. Os grãos são excelentes fornecedores de calorias e têm pouca proteína. A vantagem com as leguminosas, quando estão brotados, é que se reduz a proteína. Tem menos proteína. Os grãos são alcalinos. Tem que ter parte de germinados ou de brotos no nosso desjejum.

38.  Usar castanhas e sementes (amêndoas), semente de girassol, gergelim. Deixe de molho em água durante a noite em vasilha de vidro. Usar semente de linhaça moída na hora de usar.

39.  A amêndoa, castanha do para e o coco fresco são castanhas alcalinas. Todo resto das castanhas são ácidas. Não se usa alimento ácido na dieta corretiva.

40.  Semente de girassol tem muita energia, tem muita gordura boa. O gergelim e a linhaça tem que ser moídos na hora de comer, porque nós não podemos digerir a casca. Se não tiver moído não podemos aproveitar os nutrientes. O gergelim é uma boa fonte de minerais e cálcio. A linhaça contém Omega 3. Não podemos ficar sem Omega 3, é uma gordura desinflamatória.

41.  Também são bons para germinar: trevo vermelho, brócolis, rabanete, quinoa, alpiste, painço, feno grego. Cuide para jamais comprar essas sementes em lojas que vendem sementes para plantar, isso porque elas vêm com venenos!

42.  Evite usar qualquer molho industrializados, nunca use óleo, nem mesmo azeite extra virgem, eles criarão diversos problemas na digestão de folhas.

43.  No desjejum podemos comer entre as 5 da manhã até as 9 da manhã. Temos que ter um tempo de 5 a 6 horas entre uma comida e outra.

44.  Na hora do almoço consiste de duas diferentes coisa, uma parte de carboidratos (cereal, grão, raiz). Raiz como batata, cara, inhame. O almoço é uma refeição cozida, preferencialmente no vapor. Tendo duas partes: uma básica e a outra vegetal. Básica (de raízes, ou cereais) um ou outra, nunca as duas juntas. Raiz: use batatas, no vapor, ou cará ou inhame ou qualquer outra, exceto a mandioca.

45.  Se precisar perder peso, coma batatas frequentemente. Se não quiser perder peso, coma mais cereais do que batatas.

46.  Grãos: use mileto, quinoa, amaranto, espelta ou trigo serraceno, pois são alcalinizadores. O arroz não é alcalinizador.

47.  Não podemos usar a batata e cereais juntos. Ou usa uma raiz ou um cereal. E sempre acompanha com um vegetal. Isso é metade do almoço, a outra metade vai ser frutas frescas.

48.  Comer 3 refeições por dia: horário de comer - primeira refeição as 7 horas; segunda refeição as 12 horas e a terceira refeição as 17 horas.

49.  Comer 2 refeições por dia: horário de comer – primeira refeição as 9 horas e a segunda e última refeição do dia as 15 horas.

50.  Mantenha estrito horário e não coma absolutamente nada entre as refeições. Somente poderá beber sucos frescos de vegetais ou água entre as refeições.

51.  Os sucos de vetais poderá ajudá-lo a controlar a fome. Não beba depois das 18 horas.

52.  Não coma entre as refeições!  Comer entre refeições é suicídio, em razão da enorme quantidade de toxinas que se produz. Nem uma migalha deve entrar em sua boca, antes que tenham passado um mínimo de 4 a 6 horas desde a última refeição.

53.  Evite qualquer produto de origem animal. Inclusive peixe, ovos e lácteos. O peixe contém altas concentrações de mercúrio, partículas de plásticos e outros venenos; ovos são uma bomba de colesterol; e os lácteos não os podemos digerir devidamente por falta de enzimas específicas. Renunciar ao leite, ao iogurte, sorvetes e especialmente ao queijo às vezes é tão difícil quanto deixar de beber vinho ou fumar. Eles contém opiomides que tornam as pessoas viciadas neles.

54.  Coma um bom desjejum. O desjejum deve ser a refeição mais completa, a mais abundante, a mais nutritiva do dia. Devemos comer a primeira refeição como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo

55.  Coma sempre nos mesmos horários. Comendo em horários diferentes, danifica seu aparelho digestivo. O estômago produz sucos gástricos antes de comer e se os alimentos chegam no momento errado, o que farão os ácidos?

56.  Coma sua última refeição no máximo até as 15:00 hs. Comendo mais tarde interfere com uma desintoxicação eficiente do seu corpo durante a noite. Enquanto seu corpo estiver ocupado digerindo alimentos, a desintoxicação diária não pode acontecer, a entrada de nutrientes tem preferência em relação à saída de toxinas e os dois processos jamais podem ocorrer ao mesmo tempo.

57.  Não beba com a comida. Assim, se diluimos ácidos gástricos, paralisa-se a digestão, até que toda a bebida tenha sido absorvida. Este processo pode durar até 2 horas e durante este tempo se fermentaram ou se apodrecem os alimentos no estômago produzindo substâncias tóxicas. Beba meio litro de água morna meia hora antes de comer; depois de comer, espere 1 hora até voltar a beber.

58.  Evite o uso de: Café. O café é altamente tóxico e irrita seu sangue, coração, nervos e cérebro. Chá mate, verde ou preto. Eles são a mesma coisa, a única diferença é que são secados de diferentes maneiras, mas os dois intoxicam todo o corpo. Refrigerantes. Deixam você 100.000 vezes mais ácido do que você pode ficar sem se prejudicar. Álcool. A menor dose destrói uma quantidade enorme de neurônios no seu cérebro. Sucos de Fábrica. Não são mais que água doce, pois quase todos os seus nutrientes são destruídos na fábrica.

59.  Faça Exercício. Segundo estudos científicos, um mínimo de 30 minutos por dia e 5 dias por semana lhe darão uns 90% dos benefícios de saúde que você pode obter. Faça exercício moderado que aumenta um pouco seu pulso e respiração. Caminhar rápido mas sem deixá-lo sem fôlego para poder conversar, é a forma adequada

60.  Durma de 7 – 8 horas por noite. Dormindo somente 6 horas por noite deixa você com um déficit de uma hora por noite. Multiplicando por 7 dias na semana dá 7 horas a menos de sono por semana. Em outras palavras, te faltará toda uma noite de sono por semana. Isso afetará sua produtividade, seu sistema imunológico, seu humor e muitas outras coisas importantes

61.  Deite-se às 21:00 da noite. Devemos estar dormindo às 22:00hs. Produzimos hormônios antes da meia noite, que não se produzem depois. Cada uma hora de sono antes da meia noite equivale a 2 horas depois da meia noite.

62.  Magnésio. Use-o de acordo com as recomendações da embalagem por 6 meses. O Magnésio é o mineral mais importante para o corpo, é essencial para a boa saúde do coração, ajuda contra o câncer e outras 100 enfermidades. Nossos alimentos estão geralmente deficientes em Magnésio por deficiências em nossos ossos causados pela alta produção e intenso uso dos mesmos.

Deus vai nos curar das nossas doenças. Precisamos cooperar com Deus obedecendo as leis de saúde.

Deus lhe abençoe!