segunda-feira, 2 de abril de 2018

Cura natural para barriga d’água




O QUE É BARRIGA D'ÁGUA?

Barriga d'água é uma condição caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido na cavidade abdominal. A ascite (termo médico para "barriga d'água") não é uma doença em si, mas sim uma condição que pode estar associada a diversas doenças, como cirrose hepática, insuficiência renal e cardíaca, alguns tipos de câncer, além de infecções como a esquistossomose.

O líquido que se acumula dentro do abdômen pode ter origem no plasma sanguíneo, bile, sangue, suco pancreático, linfa, urina, líquido intestinal, entre outras. O desenvolvimento da barriga d'água é consequência de uma série de distúrbios anatômicos, fisiopatológicos e bioquímicos que podem ocorrer nas seguintes doenças:

* Cirrose hepática, hepatite fulminante, trombose de veia porta;
* Pancreatite;
* Insuficiência cardíaca, pericardite constritiva;
* Insuficiência renal crônica;
* Tuberculose, esquistossomose, infecções fúngicas e bacterianas;
* Certos tipos de câncer, como mesotelioma, linfoma, pseudomixoma peritoneal, além de metástase peritoneal;
*Obstrução linfática no mesentério;
*Endometriose, Síndrome de Meigss, síndrome de hiperestimulação ovariana.

A barriga d'água também pode ocorrer no lúpus eritematoso sistêmico, no angioedema hereditário, na artrite reumatoide, na Doença de Whipple, na hipoalbuminemia, entre outras doenças.

O tratamento da barriga d'água consiste no controle da doença de base, diminuição da ingestão de sal, abstinência total de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos diuréticos, além de procedimentos específicos para drenar o excesso de líquido acumulado na cavidade abdominal. O objetivo do tratamento é reduzir o volume de líquido no abdômen e o inchaço no resto do corpo.

Uma complicação comum da ascite resultante de doenças do fígado é a infecção generalizada da cavidade abdominal causada por bactérias (peritonite bacteriana espontânea). Nesses caso, o tratamento deve incluir também medicamentos antibióticos para combater a infecção, que pode levar à morte.

A barriga d’água, ou ascite, é provocada pelo extravasamento de plasma através dos vasos, muitas vezes como resultado de aumento da pressão no interior deles.

Sintomas: Pacientes atingidos pela ascite geralmente descrevem a progressão de peso e pressão no abdome, surgindo assim a tendência ao inchaço dos membros inferiores. Relata-se também o surgimento de dispneia, falta de fôlego decorrente do prejuízo que o líquido gerado pela doença causa no diafragma, o comprimindo e impedindo a respiração normal do enfermo através da diminuição do volume dos pulmões.

O que é esquistossomose e quais os sintomas?

A esquistossomose, popularmente conhecida como "barriga d'água", é uma doença infecciosa causada pelo verme Schistosoma mansoni​, um parasita que pode habitar os vasos sanguíneos do fígado e do intestino humano. Apesar de não apresentar sintomas no início, a esquistossomose pode progredir para formas muito graves que podem levar à morte.

A fase inicial da esquistossomose é caracterizada pela dermatite cercariana causada pela penetração das cercárias na pele, podendo ser assintomática ou provocar sintomas como:

* Erupções com vermelhidão;
* Inchaço;
* Coceira.

Esses sintomas podem permanecer por até duas semanas após a infecção. Cerca de 1 a 2 meses depois, surgem os sintomas que caracterizam a forma aguda da esquistossomose, tais como:

* Febre;
* Dor de cabeça;
* Anorexia;
* Náuseas;
* Redução da força física;
* Dores musculares;
* Tosse;
* Diarreia.

A fase crônica da esquistossomose caracteriza-se pelo comprometimento do fígado. A doença pode evoluir para as seguintes formas físicas, de acordo com a suscetibilidade do indivíduo e da intensidade da infecção:

Intestinal: É a mais frequente. Pode ser assintomática ou provocar diarreias que podem ter muco e sangue;

Hepatointestinal: Apresenta sintomas semelhantes aos da forma intestinal, com maior frequência de diarreia e dores no estômago;

Hepatoesplênica: Pode ser compensada, descompensada ou complicada. Há um comprometimento do estado geral do indivíduo e o fígado e o baço ficam palpáveis.

Os ovos do parasita são eliminados pelas fezes de uma pessoa infectada e, em contato com água, eclodem e libertam as larvas. Essas larvas entram no caramujo e se proliferam. O caramujo secreta as cercárias que vão penetrar na pele da pessoa que entra nessas águas contendo caramujos.

O tratamento da esquistossomose consiste na administração de medicamentos específicos que são capazes de curar a doença ou reduzir a carga parasitária, impedindo também a evolução para as formas graves. Pode haver necessidade de internamento ou intervenções cirúrgicas nos casos mais graves.

Caso a pessoa tenha frequentado recentemente "lagoas de coceira", locais já conhecidos por terem caramujos nas águas, é importante haver uma investigação feita inicialmente pelo/a clínico geral, médico/a de família ou infectologista.

TRATAMENTOS NATURAIS PARA BARRIGA D’ÁGUA:

As Receitas Caseiras Para Tratar Barriga D’água em Casa de forma simples e 100% natural. Alem disso, A barriga d’água, ou ascite, é provocada pelo extravasamento de plasma através dos vasos, muitas vezes como resultado de aumento da pressão no interior deles. Na esquistossomose (barriga d’água), o esquistossoma mansoniea (verme) aloja-se na veia porta, onde obstrui com seus ovos a passagem de sangue. A pressão local aumenta, e o líquido extravasa para o exterior, produzindo barriga d’água.

Cura do limão: Começar com um limão; um no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia, e assim por diante, até 4; depois, diminuir a dose pela a mesma escala até um limão. Assim, em 20 dias, faz-se se a chamada “cura de limão”. Tomar os limões diluídos em água, divididos em várias porções ao longo do dia. Se houver gastrite ou úlcera, não usar.

Boldo e losna: A barriga d’água é causada por vermes, porque estas plantas medicinais têm ação vermífuga. O boldo têm propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de líquidos aliviando o desconforto causado pelo inchaço da barriga.

INGREDIENTES: 13 g de folhas de boldo. 13 g de folhas de losna. 13 g de picão. 1 litro de água.

MODO DE PREPARO: Colocar a água para ferver e, depois de fervida, adicionar as ervas. Deixar amornar tampado. coar e tomar 3 xícaras do chá por dia, durante 15 dias.

Rábano : Outro bom remédio caseiro para barriga d’água causada por vermes é com rábano-silvestre, pois esta planta medicinal possui propriedades vermífugas.

INGREDIENTES:  2 colheres (de chá) de folhas secas de rábano-silvestre. 2 xícaras de água/ ou um suco de limão.

MODO DE PREPARO:  Colocar para ferver a água e depois de fervida. Adicionar as folhas de rábano-silvestre. Deixar repousar durante 5 minutos. Coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Cebola:  “A cebola”, diz o Dr. Edouard Pomiane, “tem ocupado um lugar de honra na farmacologia e na terapêutica. Durante séculos, tem sido usada no tratamento de anasarca, asma, barriga d’água (ascite), diabete melito, hidropisia e tuberculose”. Incluir liberalmente cebola na alimentação e tomar-lhe o suco diluído meio a meio com água: duas ou três xícaras, das de chá,por dia.

Cenoura:   Dr. Ochoa: “Pode-se tomar o suco de cenoura várias vezes durante o dia, especialmente nas enfermidades infecciosas, como febre tifoide, e nos casos de hidropsia, barriga d’água, edema, etc.” Tomar 3 ou 4 xícaras por dia.

Agrião:  Suco das folhas diluído em água. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.

Tratamentos naturais para barriga d’água com boldo-do-chile, jurubeba e cavalinha:

Chá de boldo-do-chile: Parte usada: folhas. Dose: três colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, 1 xícara por dia.

Chá de jurubeba: Parte usada: toda a planta. Dose: 4 colheres , das de sopa, da planta picada para um litro de água, 1 xícara por dia.

Chá de cavalinha:  Em virtude de seu poder diurético, a cavalinha pode, em muitos casos, ser útil. Mas começar com quantidades pequenas e observar o resultado. Começar com duas colheres, das de chá, da erva para uma xícara de água. Ferver, coar, deixar esfriar e tomar. Observar os resultados. aumentar aos poucos, no caso de melhora, até 500 ml ou mais ao dia.

Abacateiro, Cavalinho, Mangueira e Quebra-pedra:  Chá combinado (40 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

Boldo, Losna e Picão: Chá combinado (40 g para 1 litro de água).Tomar 3 xícaras ao dia.

Semente conta de lágrima: não há igual para salvar a vida de alguém que tenha barriga d’água. 

Modo de fazer: pegue umas 10 sementes de conta de lágrimas, soca e põe na garrafa térmica com ½ litro de água fervente. Vai tomando durante o dia. Este remédio drena o líquido e salva a vida da pessoa.

Seus princípios ativos são baseados em substâncias como ácidos graxos e mirístico, arginina, beta-caroteno, coixol, histidina, leucina, lisina, proteínas e sais minerais.

Dependendo do local onde é encontrada, a planta pode ser conhecida por vários outros nomes. Os principais deles são: capiá, capim-de-nossa-senhora, capim-de-contas, capim-miçanga, capim-rosário, conta-de-lágrimas, lágrimas-de-jó, lágrimas-de-cristo e lágrimas-de-São-Pedro.

No geral, a planta pode ser usada no tratamento de abcesso pulmonar, acrodinia, afecções catarrais, apendicite, beribéri, disúria, edema, enterite crônica, espasmos musculares e bronquiais. Seu uso também é indicado em casos de excitação nervosa, febres, inchaço, hiperglicemia, litíases urinárias, lombalgia, males dos rins, pneumonia lombar e reumatismo.

CONTRAINDICAÇÕES:  Como foi dito anteriormente, é bom ficar bem atento ao uso da lágrima de Nossa Senhora nos tratamentos de saúde. As mulheres que estão esperando bebê, assim como aquelas que estão em período de amamentação, devem evitar a planta. As crianças pequenas integram a lista de contraindicações.  Também não é indicado o uso prolongado, já que pode causar efeitos colaterais. Entre os principais identificados estão a depressão respiratória, um problema que, dependendo da intensidade que atingir o paciente, pode levar a morte e a paralisia motora.

Chá de lágrima de Nossa Senhora:  O chá da lágrima de Nossa Senhora pode ser preparado a partir da utilização das folhas ou sementes da planta. Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma porção pequena de sementes tostadas ou das folhas da planta seca. Coloque a água para ferver, assim que estiver em ebulição, desligue o fogo.  Acrescente a parte da planta escolhida e deixe descansar por alguns minutos. É importante que você preserve o recipiente fechado para ajudar no processo de infusão da erva. Passado esse tempo, basta usar uma peneira para retirar as partes da planta e o chá está pronto para ser ingerido.

Deus abençoe a todos grandemente!





7 comentários:

  1. Tô muito feliz em saber de todas essas informações sobre ascite, pois eu estou com essa doença, obrigada pela força!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso fazer musculação tendo essa doença na fase compensada crônica?

      Excluir
  2. Boa noite! Minha mae tem ascite através da shistossoma, as vezes aumenta de volume e tem que tomar lasix pra diminuir ,tem outra maneira natural de diminuir a ascitAguardo retorno

    ResponderExcluir
  3. Estou 10 meses com está doença devo perder as esperanças?

    ResponderExcluir
  4. Ola minha mae tem ascite e o volume ta grande . os medicos nao querem fazer a drengem por conta do coracao o que vc indica ela faz uso de chas e toma furozemida mais o volume. Ta grande

    ResponderExcluir