segunda-feira, 10 de julho de 2017

CULINÁRIA VIVA: Como Germinar Grãos e Sementes

 

 

 




COMO GERMINAR GRÃOS E SEMENTES

Os grãos germinados são uma das bases da alimentação viva. O conteúdo de vitaminas e minerais é potencializado por meio desse processo.

Germinar grãos e sementes é uma ótima maneira de melhorar a digestibilidade dos grãos e também de aumentar seu valor nutricional e fazer com que seus nutrientes e vitaminas sejam melhor absorvidos pelo nosso organismo. Além disso, nos ajudam a ter uma alimentação mais variada e também são ótimos pra adicionar um crocantezinho a mais aos pratos!

Quando entram em contato com a água, as sementes “acordam” e começam a liberar toda sua energia acumulada para realizar o processo de crescimento e reprodução celular, por isso são um alimento rico em nutrientes e, ao nos alimentarmos delas, estaremos absorvendo todos eles da melhor forma possível.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

1 pote de vidro
1 tule
1 elástico
1 peneira
Grão ou semente
Água

MODO DE PREPARO:

1. Escolha o grão de sua preferência e retire os que estão pela metade ou estragados - caso você não esteja acostumado a consumir brotos, a lentilha é uma ótima opção por ter um gosto mais suave do que os outros grãos e também por germinar rapidamente

2. Lave os grãos, coloque-os em um pote (bem lavado para evitar bactérias) em que sobre bastante espaço - eles dobram de tamanho depois de germinados -, adicione água filtrada, prenda o tule com o elástico e deixe de molho de 8 à 12 horas. A noite na hora de dormir põem de molho e de manhã já estará pronto para o próximo passo.

3. Após 8 à 12 horas, escorra a água e enxague os grãos umas 4 vezes para lavar bem (você pode lavar direto na peneira). Retorne os grãos ainda úmidos para o pote e tampe novamente com o pano.

4. Deixe o pote repousar inclinado, boca para baixo em um local com pouca luz e enxague os grãos pelo menos 2 vezes ao dia por três dias, sempre colocando de volta no pote.

5. Eles estarão prontos para serem consumidos em aproximadamente 3 dias - ou quando já estiverem brotando!


NOTAS

- Tente utilizar sementes orgânicas
- O tempo de molho de todas as sementes é de 8 a 12 horas
- Não há necessidade de retirar a casca, mas você pode retirar se preferir
- Nunca tampe o pote com uma tampa. É imprescindível que o ar circule dentro do pote e entre em contato com os grãos.
- Deixe o pote sempre em um local com pouca luz - o objetivo é que as sementes fiquem em um ambiente semelhante ao que ficariam germinando na terra
- Podem ser guardados na geladeira em um pote fechado por aproximadamente 5 dias.
- Grãos e sementes que podem ser germinados: alfafa, feijão, lentilha, ervilha, arroz, trigo, oleaginosas, grão-de-bico, soja, linhaça, semente de girassol… 

lembrando que algumas opções, como as oleaginosas, não viram brotos. Elas apenas germinam no tempo em que ficam de molho e podem ser consumidas no dia seguinte: linhaça, semente de girassol, gergelim.

Deus lhe abençoe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário