SAÚDE PLENA NA MEDICINA DE DEUS
“Alimentos Industrializados”
“Alimentos Industrializados”
Antes da era dos alimentos industrializados e processados, as pessoas comiam comida de verdade.
A agricultura industrial tomou conta do nosso abastecimento alimentar. Na tentativa de alimentar mais pessoas de uma maneira mais fácil e mais produtiva; a comida tornou-se “produtos” de alimentos cheios de aditivos químicos.
Esses alimentos contribuem para o desenvolvimento de doenças, que estão encurtando a vida humana.
Existem perigos para a saúde nos alimentos industrializados, que foram confirmados por estudos na área da saúde; eles consistem em: obesidade, câncer, doenças cardíacas, pressão arterial elevada, diabetes.
Os alimentos processados e industrializados são carregados de açúcar refinado. O açúcar consumido em excesso é seriamente prejudicial, pois não possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo; além de acarretar outros problemas.
O açúcar pode ter efeito devastadores sobre o metabolismo, que vão muito além do conteúdo calórico.
O açúcar pode levar à resistência à insulina, triglicérides elevado, aumento dos níveis do mau colesterol, e aumento do acúmulo de gordura no fígado e na cavidade abdominal. O consumo de açúcar também está relacionado a doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.
A maioria das pessoas não adicionam muito açúcar em suas bebidas, mas estão consumido através de alimentos processados e bebidas prontas açucaradas.
Alimentos processados contém aditivos; substâncias destinadas a alterar o alimento de alguma forma antes de ser vendido aos consumidores.
Muitos dos ingredientes na composição dos alimentos prontos que são comercializados, não são comida de verdade, são produtos químicos artificiais que são adicionados para vários fins.
Alimentos altamente processados geralmente contém: conservantes, produtos químicos que impedem a podridão dos alimentos; corantes; produtos químicos que são usados para dar ao alimento uma cor específica; sabor artificial; produtos químicos que dão ao alimento um sabor particular; texturantes; produtos químicos que dão uma textura particular ao alimento.
Tenha em mente que os alimentos processados podem conter dezenas de produtos químicos adicionais que nem sequer estão listados no rótulo.
Os alimentos industrializados são extremamentes baixos em nutrientes essenciais, em comparação com alimentos integrais, não transformados.
Quanto mais alimentos processados comemos, menos vitamina, minerais, antioxidantes e vários outros nutrientes o nosso organismo adquire.
Os alimentos processados são elevados em gorduras insalubres; gorduras ruins. Eles geralmente contém gorduras baratas, sementes refinadas e óleos vegetais (como o óleo de soja) que são muitas vezes hidrogenados, o que os transforma em gorduras trans.
Os óleos vegetais são extremamente insalubres, e a maioria das pessoas está comendo demais.
Estas gorduras contém quantidades excessivas de ácidos graxos Omega-6, que podem conduzir a oxidação e inflamação no corpo.
O consumo desse tipo de alimento aumenta os riscos de doença cardíaca.
A gordura hidrogenada (trans) está entre as substâncias mais nociva, e insalubres que podemos colocar em nosso corpo.
Evitar alimento processados é uma das melhores mudanças alimentares que podemos fazer pela nossa saúde e da nossa família.
Você já parou para pensar na diferença entre se alimentar e comer? É simples. Quando você se serve de um prato colorido, rico em fibras, minerais e vitaminas, está se alimentando. Por outro lado, se você monta um prato cheio de produtos enlatados e embutidos, está apenas matando a fome.
Atualmente a Indústria de Alimentos tornou-se um importante setor da atividade econômica, o alimento processado é mais prático e como consequência muitos aditivos químicos,gordura trans, vegetal ou hidrogenada, acidulantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, ácido cítrico, aspartame, conservantesse fazem necessários para manter o produto com a aparência, textura, cor, sabor, aceitáveis pelo consumidor.
A indústria de alimentos defende esses aditivos, utilizados, em geral, para aumentar a durabilidade do produto na prateleira, melhorar a aparência ou facilitar algumas etapas da produção industrial.
Estes tipos de alimentos trazem riscos à saúde. Para prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, alergias e outros problemas de saúde, tenha uma alimentação adequada. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Faças destes alimentos sua principal fonte de alimentação.
Os alimentos industrializados são apontados como causa de algumas das doenças degenerativas modernas, como o cancro, a diabetes ou as falhas cardiovasculares. São alimentos que tendem a criar distúrbios ou deficiências no organismo humano. Estes alimentos são difíceis de metabolizar pelo organismo.
Atualmente a ciência confirma à relação direta entre a alimentação, o estilo de vida e as doenças degenerativas modernas.
O maior problema dos alimentos industrializados são os aditivos em sua composição: antioxidantes para evitam a deterioração da comida, acidulantes, adoçantes e aromatizantes para ressaltar o sabor e odor e esconder o gosto ruim de outras substâncias químicas e os corantes e espessantes para alterar a cor e aparência do alimento, deixando o produto final colorido, adocicado, cremoso, macio e com cheiro ótimo.
O problema é o efeito colateral de tanta química. Os acidulantes, por exemplo, podem levar a descalcificação de ossos e dentes. Os conservantes e antioxidantes costumam afetar as funções gastrointestinais, podem causar alergias e aumentar o nível de colesterol no sangue. Algumas substâncias produziram câncer em animais durante testes de laboratório e outras afetam rins e fígado.
Alimentos refinados possuem muitas calorias e pouco valor nutricional, ou seja, engordam e não alimentam. Pior ainda: viciam. Você mal acabou seu hamburguer processado e super calórico e logo bate uma vontade de doce, que logo dá mais fome ainda --e o resultado são os quilos a mais na balança.
Alimentos cheios de açúcar refinado, farinha branca e óleos oxidados causam inflamações no organismo --que é a forma como nosso corpo reage ao ser "atacado" por tanta química.
O excesso de alimentos processados em nossa dieta aumenta as chances de problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e de câncer, além de doenças autoimunes.
Quem se alimenta principalmente de comida tipo fast food, ou seja, come em lanchonetes e consome comidas industrializadas prontas ou congeladas rapidamente perde a energia.
O corpo fica exaurido (mesmo sem ter feito exercício algum) e fica difícil se concentrar, se inspirar e resolver problemas. Os alimentos processados aumentam a letargia e abaixam a motivação, além de estarem ligados a aumento de casos de depressão e agressividade.
Os refinados, especialmente os laticínios industrializados e produtos a base de farinha refinada, aumentam a produção de muco no corpo. Você vai sentir as consequências quando tiver uma gripe, resfriado, sinusite ou problema respiratório como bronquite ou asma.
Se assustou com tantos perigos? Pois a solução é fácil e barata: coma mais comida e menos coisas que vem em latas, potes e embalagens plásticas.
Opte por alimentos simples e integrais, que são saudáveis e pesam menos no bolso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário